quinta-feira, 2 de junho de 2016

O PAI DA LAVA JATO



   A Operação Lava Jato nasceu em Londrina – e o responsável pela certidão de nascimento é o Gerson Machado, delegado da PF aposentado que atuou na cidade. Dias atrás Gerson foi procurado pela equipe do cineasta José Padilha (diretor do filme “Tropa de Elite”), que produzirá um seriado sobre a Lava Jato. É provável que o capítulo inicial da série tenha Londrina como cenário. Padilha já sabe: foi aqui que tudo começou. 
   Em 2005, Gerson Machado estava em Brasília participando de um seminário na sede da PF, quando recebeu uma missão urgente do diretor geral para comparecer ao Congresso Nacional. Foi conduzido até a CPI do Mensalão para dar seu parecer sobre uma acareação entre os doleiros Alberto Youssef e Toninho da Barcelona. O londrinense Youssef já havia sido investigado por Gerson em outros carnavais. Naquele momento, o delegado intuiu que estava diante de um escândalo capaz de abalar a República e mudar a história do Brasil. Tinha razão, como sabemos.
   Trabalhando em Londrina, Gerson puxou o fio de uma rede de corrupção que se espalhava por toda a estrutura do Estado brasileiro. Empenhou-se em investigar as relações entre Youssef e José Janene (morto em 2010) e os desvios bilionários de recursos públicos no governo do PT. Encontrou diversas provas e evidências, que foram depois repassadas à equipe dos delegados da Superintendência da PF em Curitiba, com o conhecimento do juiz Sérgio Moro e do Ministério Público. Em outras palavras: a República de Curitiba existe graças a Londrina. 
   Gerson Machado conhece como poucos o fio condutor entre o Mensalão, o Petrolão e a Lava Jato, atual ruína do setor público, com os efeitos sociais e econômicos que o Brasil vive hoje. Em sua vida familiar e profissional, sofreu pelas consequências de ter sido o primeiro a investigar a quadrilha que tomou o país de assalto. Foram inúmeras as ameaças, diretas e veladas, ao delegado e seus familiares. O episódio mais dramático se deu em 2005, quando um bandido chegou a empunhar uma arma para matar Gerson, nas proximidades do Lago Igapó. O sujeito só desistiu ao constatar que não era o delegado no veículo que ele, regularmente usava, mas a sua mulher Valéria Araujo Machado, que estava dentro do carro, por acaso, acabado de trocar os veículos em um encontro com amigos em um restaurante de Londrina. “Por pouco não aconteceu uma tragédia”, diz Valéria.
   Em maio, Gerson, Valéria e os dois filhos foram chamados ao Rio de Janeiro para conversar com a equipe do seriado “Lava Jato”. Quem o indicou foram os delegados Marcio Anselmo e Erika Marena, da PF em Curitiba, que receberam dele as investi gações iniciais. Quem os recebeu, de braços abertos, foi o policial Rodrigo Pimentel. Sim, ele mesmo: O capitão Nascimento da vida real. 
   Nascimento, digo, Pimentel ficou impressionadíssimo com a narrativa do delegado. “Ei, venham conhecer o pai da Lava Jato”, disse Pimentel aos amigos que encontrava. Ficou amigo da família. Depois de tanto sacrifício e empenho, o pai da Lava Jato vai poder ver sua história contada para o Brasil. É uma história de cinema. (Crônica AVENIDA PARANÁ caderno FOLHA CIDADES, página 3, espaço AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@jornaldelondrina.com.br quinta-feira, 2 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares