quinta-feira, 2 de junho de 2016

VIOLÊNCIA OLÍMPICA


   O caso da menina estuprada violentamente no Rio cria violências em série à medida que vão surgindo hipóteses. A agressão sexual como fator de humilhação é incontestável, some-se a isso a possibilidade de uma participação consentida em orgia e os moralistas encontram a justificativa do estupro, embora as investigações apontem para outra situação. Se isso já é complicado, fica pior ainda com a hipótese de estupro como forma de “justiçamento” ou punição por ela ter traído o tráfico, chegaram a considerar isso. Quando a gente acha que a barbárie atingiu o ápice, ainda vê pessoas julgando a moça nas redes sociais, criticando seu comportamento, transformando quem seria vítima em ré. E quando a gente acha de novo que a barbárie chegou ao limite, certa militância resolve “aproveitar’ o estupro politicamente. Sim, o oportunismo neste caso também é hediondo e requer manobras de raciocínio impressionantes. Por outro lado, o caso também explodiu no exterior e muitos estão cancelando a vida para as Olimpíadas por medo da violência na cidade que seria maravilhosa, não fosse o crime organizado, o caos flagrante fora dos eventos , o duro contraste entre a urbanização de primeiro mundo feita para os jogos e as favelas cada vez mais populosa onde cidadãos honestos perdem entes queridos para a guerra entre a polícia das UPPs e o tráfico. Eu também não tenho vontade de visitar países dominados pelo terror. É o que o tráfico faz hoje no Brasil: terrorismo, é nosso Estado Islâmico com requintes de tortura que vitima homens e mulheres todos os dias. Essa violência às vésperas das Olimpíadas é importante, é a “Ilha da Fantasia” desmoronando. É um choque constatar que criamos essa ilha com nossa falsa alegria que, na semana passada, acordou cercada por 33 homens armados de fuzil, um exemplo de “fascimachismo” impressionante contaminando tudo: do estupro à política, passando uma inegável miséria sociocultural que é a base de tudo. Miséria é o substrato dessa barbárie e poucos tocam no assunto.
O que aconteceu com essa moça não é caso isolado. Só que desta vez tudo foi filmado e divulgado como um trunfo da crueldade. Isso derruba todos os valores com que um tiro de escopeta nos miolos da Ilha da Fantasia , não há o que recolher. (CÉLIA MUSILLI, jornalista e escritora em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 2 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares