sábado, 4 de junho de 2016

QUENTINHA O ANO TODO






   Sistemas de aquecimento garantem uso da piscina independente da estação

   Quem disse que piscina é só para o verão? Com o sistema de aquecimento adequado é possível usufruir da estrutura durante todo o ano. Entre os mais comuns usados no Brasil estão o elétrico, a gás e solar. Rinaldo Hayashi, gerente geral da Igarapé Piscinas, explica que para escolher o sistema ideal é necessário saber as necessidades de cada cliente. 
   “Se a intenção é usar a piscina apenas no verão, a indicação é para o aquecimento solar. Se a piscina for utiliza durante o dia e a noite, podemos complementar com o elétrico ou a gás. O sistema a gás custa menos para ser instalado, mas o gasto mensal é maior. Entretanto, por aquecer a água mais rápido que o elétrico, ainda é o mais utilizado. Essa é uma boa opção para quem usa a piscina esporadicamente, só aos finais de semana, por exemplo, porque esquenta mais rápido e não fica ligado o tempo todo. Já o elétrico pode ser a melhor indicação nos casos que o sistema fica ligado durante todo o tempo, para uso diário da piscina”, explica. 
   Segundo Hayashi, partindo de uma temperatura entre 15 e 18 graus Celsius, o sistema elétrico pode demorar até três dias para aquecer a água. Ele lembra que manter a piscina coberta quando não estiver usando faz com que se conserve a temperatura mais estável. “ “O que ajuda a esfriar a água é o vento, sendo que a temperatura pode baixar dois a três graus. As piscinas que não são fechadas podem ser cobertas com capas térmicas”, destaca. 
   De acordo com o especialista, a temperatura da água deve ficar entre 28 graus, sendo 30 a máxima indicada. Embora a água em torno de 33 graus ainda seja agradável, pode causar alteração na pressão arterial. 
   Hayashi alerta que para evitar quebra de piso, o recomendado é instalar o sistema de aquecimento ainda durante a construção da piscina. “Em qualquer um deles será necessário quebrar o piso para passar a tubulação entre a piscina e o aquecedor, mas não é impossível fazer depois. Em alguns casos se instala uma espécie de canaleta para escondê-los, será necessário avaliar cada caso.”
   Uma pergunta frequente é se o sistema de aquecimento solar da residência pode ser usado para aquecer a água da piscina. Hayashi afirma que não, porque no caso do aquecimento da piscina, ela funciona como o reservatório (boiler) de água quente. Já no sistema para a residência esse reservatório fica no telhado e posteriormente encaminha a água aquecida para as torneiras. “Não seria indicado usar nas torneiras a água com cloro usado na piscina”, justifica.  
                  
   Com aquecimento solar e elétrico, esta piscina projetada pela Igarapé Piscinas pode ser usada durante todo o ano. Com o sistema misto, o gasto com energia elétrica é menor, trazendo economia aliada ao conforto... Fotos: Virgínia Vargas, Rosane Gondro e marcelo Stamer/Divulgação . 
 
   A piscina interna divide o espaço com a área gourmet no projeto das arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas. O ambiente recebe bastante luz natural por meio de grandes janelas e portas de correr de vidro que abrem para um pátio externo. Com opção de aquecimento ela pode ser utilizada tranquilamente ao longo do ano. Serve também o propósito de lazer e também de exercício físico, construída em L, oferece uma raia olímpica para que os moradores possam treinar . Com design moderno, a piscina segue as mesmas linhas arquitretônicas do interior e exterior da residência, assim como a do décor

CUIDADOS NA CONSTRUÇÃO OTIMIZAM O AQUECIMENTO 

A arquiteta Carolina Andrusko aponta que na hora da construção da residência é importante verificar o local de maior insolação para a piscina. Na região sul a preferência é por instalá-la voltada à face norte, que recebe insolação durante todo o dia. Na face leste ou oeste o sol será mais incidente durante a manhã ou a tarde, Já a face sul não é recomendada. 
“O posicionamento é fundamental, pois pode otimizar o aquecimento. Na nossa região, mesmo tendo boa insolação a água não chega a esquentar e o aquecimento ajuda ainda a dar mais conforto”, diz. 
Outro cuidado segundo a profissional, é garantir que a piscina tenha seu entorno livre, para garantir maior insolação. Já o tipo de revestimento da piscina não influencia em manter a água mais ou menos quente, sendo uma escolha estética apenas. “As pastilhas e os azulejos ainda são os mais comuns. Para quem deseja um revestimento com visual mais contemporâneo, recomendamos a pedra Hijau. O único cuidado é impermeabilizar de tempos em tempos, porque ela é mais porosa, mas o fato da água ser aquecida não influencia nada.
  O tipo de revestimento da piscina não  influencia em manter a água mais ou menos quente, sendo uma escolha estética apenas. As pastilhas e os azulejos são os revestimentos mais comuns.(“E.G). ( ÉRIKA GONÇALVES - REPORTAGEM LOCAL -  Fotos: Shutterstock , página 18, FOLHA DA SEXTA, espaço CASA, sexta-feira, 3 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares