sábado, 25 de junho de 2016

FOGUEIRA NA CHUVA


   Eu já contei por aqui que meu pai comprou um sítio. E neste ano, dizemos a primeira festa junina no barracão. Teve decoração com bandeirolas coloridas e espigas de milho, correio elegante e “ tiro ao alvo”, vinho quente de receita italiana do tio mais velho, quentão açucarado pela tia japonesa, chocolate quente cremoso da tia caçula, cachorro quente da mãe, cuscuz da vó, bolos e mais bolos preparados pelas tias e primas, pipoca, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, tortas salgadas, amendoim, milho cozido,, pinhão, canjica. Teve tanta coisa que daria para mais uma festança daquela. 
   E teve chuva. Choveu o dia todo e a noite toda no sítio. Mas não desanimamos. Vestimos as roupas caipiras, calçamos as botas e enfiamos o pé no barro. E que barro! Não teve um que não saiu de lá enlameado. E feliz. Como disse o tio brincalhão: “Diz que festa com chuva pega”. E as primas já começaram a planejar a reunião junina do ano que vem. 
   A família é grande. E só de juntar os oito irmãos, os filhos, netos e agregados encheu o barracão. Faltou cadeira, mas sobrou comida. Teve quem saiu levando marmita para o dia seguinte. Eu mesma trouxe torta salgada, milho cozido e paçoca de carne para comer na semana e lembrar da festa. 
   O momento mais esperado era a quadrilha. Não, a gente não sabe dançar quadrilha. A nossa dança se mistura à tarantela, fazer o quê? Mas tá valendo. E os tios mais velhos só assistem, enquanto as tias agarram o primeiro ou primeira que passa na frente para sacudir a saia. Até a vó de 84 anos dançou. E dormiu a noite toda depois, sem reclamar de dor no dia seguinte. Os pequenos também dançaram, aliás iniciaram a quadrilha, porque os mais velhos estavam preguiçosos. E caíram nos colos dos pais no fim da noite. 
   Minha mãe, mulher de cidade grande e família pequena, não está acostumada a receber tanta gente em casa e precisou se acostumar com o esquema de cada um contribuir com alguma coisa para a reunião acontecer. Foi bom aprender a dividir a casa, a responsabilidade do preparo da festa e a limpeza da casa depois da bagunça. Foi bom reunir os tios e primos que não vemos há um tempo para contar histórias, rir das piadas, tirar fotos divertidas e dançar. Foi bom estrear o fogão a lenha, assando batata doce na brasa, mesmo que tenha queimado tudo. Foi bom ver de longe a fogueira queimando a noite toda, apesar da água que insistiu em lavar a lavoura de milho cultivada na terra vermelha naquele sábado especial. ( MARIANA GUERIN, jornalista na FOLHA, página 2, FOLHA RURAL, espaço DEDO DE PROSA, sábado, 25 de junho de 2016, 25 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares