domingo, 19 de junho de 2016

POMBAS!




   Sempre defendi as pombas de Londrina. Anos atrás, quando falaram em abatê-las ou espantá-las colocando postes de luz nos locais onde dormem fiquei com pena, das pombas. Também ri à beça quando alguém teve a ideia de caçá-las com rede, sabia que elas levariam e melhor e fiquei imaginando os homens encarregados da caçada enroscando as redes nas copas das árvores, enquanto filhotes fugiam pelos buraquinhos. Confesso que torci por eles. Agora, de volta à cidade, notei que o Bosque tornou-se um local impossível de atravessar. De manhã tem caca para todo lado e se antes os londrinenses enterravam o pé no barro, hoje sujam as botas com outra coisa. Assim, resolvi investigar as pombas, seus hábitos, para ver se descobria a razão dos excessos. 
   Numa noite dessas, voltando do trabalho, passei pela calçada da Catedral tentando enxergar onde elas dormem. Primeiro vi pontos brancos em grande quantidade, até pensei que fossem folhas vistas de baixo para cima, rebatidas pela iluminação noturna, mas logo percebi que havia rabinhos elegantes e pensei: “as folhas podem ter pontas, mas não rabos bem desenhados.” Não havia dúvidas, eu estava diante de um pombal nunca visto por quem passa de carro ou não tem o hábito de procurar objetos estranhos no céu.
   Enquanto observava as pombas, uma delas, mais velha e cinzenta, desceu dois andares de uma árvore e puxou assunto: 
   - Você tem o costume de andar olhando para cima?
   - Não, só quando vejo muitas pombas juntas, dá até medo. A propósito, sendo a senhora uma matriarca, poderia me explicar o motivo de tanta reprodução? 
   - Apenas seguimos o mandamento: “Crescei e multiplicai-vos.”
  -Vocês andam escutando os sermões da Catedral?
   - Quase sempre as 7 da manhã e às 19 horas, afinal dizem que somos feitas à imagem do Espírito Santo.
   - Mas fora os motivos religiosos, o que leva vocês a se reproduzirem sem parar? Há uma razão biológica?
   - Como jornalista, você sabe que Londrina é cercada de lavouras, tem muitos grãos que nos alimentam nas safras, além disso, os grãos estão cheio de agrotóxico que nos deixam doidonas.
   - Como assim “doidonas”?
   - Simples, agrotóxico também dá barato, ficamos mais potentes e saímos da lavoura em voos nupciais a mil por hora. Nunca ouviu falar no amor incontrolável dos pombinhos?
   - Mas eu sempre achei que agrotóxico matasse... 
   - Depende, as espécies se acostumam com eles, não se lembra daquelas baratas das tirinhas... ou melhor, barato – viciado em inseticida, o Filt? Mas, além disso, somos muito bem alimentadas aqui mesmo na cidade. Aproveitamos as sobras do Bar do Português, do boteco do Jaime e, dobrando a esquina da rua Souza Naves, temos a lanchonete do Vagner. Ficamos por ali para aproveitar as sobras. Comida de primeira, fora as pipocas que os frequentadores da Rocha Pombo jogam para nós. 
   - A Praça Rocha Pombo?
   - Sim, nome de um antigo político paranaense, nosso parente distante. 
   - Ah! Fora isso, o que tem de bom no centro de Londrina que faz vocês transformarem o bosque em dormitório?
   - Olha, tem os shows na Concha Acústica, a gente gosta de hip hop e, de vez em quando, ouve o gospel das igrejas. 
   - Sei, quer dizer que tendo lavoura de agrotóxico, música e comida está garantida a proliferação do pombal. 
   - Sem dúvida, isso nos faz felizes. E felicidade termina em boa reprodução. 
   Neste ponto da conversa, desceu ao lado dela um pombo garboso que se apresentou como seu terceiro marido e foi logo perguntando: “Você não vem pra cama?”
   Saí de fininho, enquanto o casal se afastou trocando beijinhos e dançando o break aprendido nos shows da Concha. Percebi que a batalha sem rimas está definitivamente perdida. (Crônica da jornalista e escritora Célia Musilli, celia.musilli@gmail.com página 4, caderno FOLHA 2, espaço coluna CÉLIA MUSILLI, domingo, 19 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares