segunda-feira, 13 de junho de 2016

'SOMOS ROTEIRISTAS DA NOSSA REALIDADE'


"Ao invés de afirmar 'isso não é possível", ou 'a vida é assim', devemos formular perguntas, por exemplo, 'como ser melhor?', 'como sair disso?', ensina Dulce Magalhães 

   Filósofa Dulce Magalhães roda o País mostrando como o foco define a sorte e como a mudança de olhar favorece a vida pessoal e profissional

   A atratividade da filósofa, escritora e pesquisadora Dulce Magalhães é um reflexo dos preceitos que ela traz consigo há 25 anos. Tempo, que se dedica aos estudos de mudanças de paradigmas e que a tornou uma das palestrantes mais requisitadas no País. 
   De fala tranquila e carisma entre um pensamento e outro, essa paranaense de Cornélio Procópio e criada em Curitiba, esteve diante de uma plateia interessada na semana passada, em Londrina. Na palestra sob o tema de uma de seus livros “O Foco Define a Sorte”, ela falou sobre como ser protagonista da própria realidade, no âmbito pessoal e profissional. Para isso, defende que é preciso aprender a ver o mundo a partir de uma nova visão de realidade, pois tudo é fruto da percepção. 
   “Nós aprendemos tudo dentro de um modelo de cultura que nos ensina. Sendo assim, tudo o que pensamos é é a nossa versão da realidade, portanto ela é ficcional”, reflete.
   Neste raciocínio, reforça que a realidade se modifica quando mudamos de percepção. “Se tudo é ficção, então não seria mais interessante viver a ficção que a gente deseja? Nós somos roteiristas de nossa realidade”, diz.
   Para captar essa mensagem, basta lembrar que culturalmente, acreditamos mais que a percepção verdadeira, isto é, a realidade é sempre algo ruim. “Tanto é que em algumas situações é comum ouvirmos que ‘de tão bom, nem parece ser verdade’, exemplifica. 
   Mas como colocar isso em prática? Dulce ressalta que o principal exercício é treinar o cérebro a partir de dúvidas. “Nenhuma afirmação ajuda o cérebro a criar novas realidades, pois ela acaba sendo um limite. Ao invés de afirmar ‘isso não é possível’ , ou ‘a vida é assim’, devemos formular perguntas , por exemplo, ‘como ser melhor?’, como sair disso?”, ensina.
   E as respostas, de acordo com a palestrante, também estão dentro de nós. Além disso, ela acrescenta que a forma como lidamos com a realidade também atrai tipos de pessoas, como aquelas que só reclamam, têm baixa autoestima e são negativas. 
   O corretor da Prevent Seguros em Londrina Claudemir Rosseto foi um dos participantes do evento, atraído pelo extenso currículo da palestrante. Para ele, a mudança de paradigmas deve ser usada como princípio para a vida em todas as esferas. 
   Vivemos uma mudança de comportamento da sociedade e os gestores precisam ter mais empatia com as pessoas com as quais convivem. Sem isso, fica muito difícil manter uma equipe em busca de objetivos comuns”, pontua. 
   Em relação à sorte, a filósofa desmistifica a ideia popular de que se trata apenas de algo bom. “Vai depender do foco. O oposto da sorte em português é azar, que vem do latim e quer dizer acaso. Então, o acaso e a sorte podem ser bons ou não. 
   Se eu quero sorte boa, preciso ter foco e não deixar ao acaso, pois ele (foco) vai definir a qualidade da minha sorte”, 
completa.
   Dulce é Ph.D. em Filosofia Direcionada ao Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA) e uma das cem lideranças da Paz no Mundo. No extenso currículo, traz o título de Embaixadora da Paz no Senado Argentino e membro do comitê de 80 lideranças da Paz, coordenado pela ex-presidente americano Bill Clinton, para elaboração de um Programa Global de paz. 

   CARÁTER INTUITIVO IMPULSIONA COMPETÊNCIA

   Projetando o tema “O Foco Define a Sorte” para o profissional, a filósofa e educadora Dulce Magalhães afirma que a performance sempre será o resultado mais esperado pelas organizações. Sendo realista, ela reforça que as empresas não estão muito preocupadas se o colaborador é voluntário social, uma boa pessoa ou colega de trabalho. “Ela está interessada se você entrega aquilo que foi contratada para entregar. Uma organização é altamente pragmática. As empresas vivem em um universo competitivo e assim, evidentemente, os aspectos mais sutis dos colaboradores não são tão considerados”, comenta. 
   Com mais de duas décadas de experiências em mudanças de paradigmas ela afirma, porém, que a competência é fruto da performance, que por sua vez, depende do conjunto da pessoa que se é e não só da habilidade que se tem.
   “A performance depende de você ser uma pessoa em níveis muitos sutis até o mais pragmático. Depende de se ter uma percepção de realidade, do que é interessante ou não, ou seja, procede de um caráter intuitivo. A inovação, o progresso e o empreendedorismo surgem quando passamos a enxergar soluções e criar condições que vão além do momento-circunstância”, sustenta. 
   Ainda de acordo com ela, é essa sutileza e o imaterial que trarão as pessoas para o concreto, isto é, que darão resultados e as levarão à realização. “Mas tem que ser dosado. As mais novas gerações desejam uma vida de maior satisfação profissional, antes mesmo do salário, mas há ao mesmo tempo muita impaciência. É necessário ter um exercício de paciência e plantar e colher na mesma proporção”, salienta.(M.O.)


   TRÊS PILARES PARA A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL 
   "Como gestor, temos que fazer com que as equipes produzam, mas de uma forma que também tenham prazer e satisfação no que fazem",conclui Adalberto Bueno



   Considerando a busca constante pela realização profissional, a filósofa Dulce Magalhães aponta três pilares fundamentais: o autoconhecimento, autoestima e a autorresponsabilidade. “Este último só é adquirido quando se está trabalhando os pilares anteriores. O resultado é que a pessoa se torna autora da própria trajetória”, revela. 
   Adalberto P. Bueno, gerente no consórcio União, trabalha com vendas há mais de 30 anos e reflete que no dia a dia “as pessoas tendem a se envolver demais em tarefa, esquecendo de si mesmas e, assim, trabalham de forma mecanizada.”
   Aberto a esta temática, Bueno assistiu à palestra de Dulce, interessado em buscar um pouco mais de autoconhecimento e melhorar as relações no trabalho. “ O autoconhecimento facilita os relacionamentos a integração da equipe e o atendimento ao público acaba sendo impactado de forma positiva”, observa. 
   Ele está à frente de uma equipe de 20 colaboradores e afirma ter assimilado uma nova lição. “ Somos agentes de mudança e precisamos nos conhecer para transformar o comportamento com as pessoas. Como gestor, temos que fazer com que as equipes produzam, mas de uma forma que também sintam prazer e satisfação no que fazem”, conclui. (M.O.) (MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 13 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares