quarta-feira, 8 de junho de 2016

QUANTO VALE UM GRAU?


  Você já parou para pensar na exatidão matemática que rege boa parte de nossas vidas? Ela está presente nos cálculos precisos que indicam o grau exato de alinhamento das vigas para se construir nossa casa, marca presença naturalmente em nosso olhar para que não precisemos usar óculos; está presente, até mesmo, na trivial temperatura correta para assarmos um bolo. A exatidão matemática das coisas está presente em tudo, inclusive na natureza, sustentando nosso modo de vida. Não paramos para  pensar nela: essa exatidão faz parte do roll das coisas que simplesmente negligenciamos por “simplesmente” estarem ali. A ela somam-se o ar que respiramos, a presença do sol que garante nossa existência, a água que bebemos, a terra fértil em que plantamos; e até mesmo nossas vidas. Tudo isso, simplesmente está ali, sempre com a exatidão necessária e ao nosso dispor. 
   Porém, o que acontece quando essa exatidão matemática nos falta? A casa cai, a vista falha e massa pode não crescer – ou pior: queimar. Não é o caso de pensar que desvios não são toleráveis e que por menor que sejam podem colocar tudo a perder. Não, não é isso: o caso aqui é nos conscientizarmos que desvios têm limites. Limites que não devem ser ultrapassados.
   Um das exatidões matemáticas que regem nossas vidas e que “simplesmente estão ali” parece estar deixando de existir: o clima do planeta está mudando. Não é de hoje, nem é novidade. Há bastante tempo respeitadas organizações e cientistas do mundo todo atestaram esse fato. No final de 2015, durante a Conferência do Clima da ONU (COP 21), também foi deixado bem claro para ao mundo qual o limite que temos em termos de aumento de temperatura até o final do século: 2ºC.
   Esse aumento de 2ºC é tudo que temos de margem para garantir que a vida no planeta (a minha, a sua e daqueles que amamos) não seja seriamente colocada em risco. Na verdade, isso é mais do que temos: a temperatura média do planeta já está 0,8ºC maior do que na época Pré-industrial. O que nos resta de aumento é, portanto, 1,2ºC.
   Apesar de dados sobre a temperatura global de curtos períodos não indicarem muita coisa sobre como será o ano, os números divulgados recentemente pela Nasa estão no limite. Os dados revelaram que fevereiro deste ano foi o mês mais quente já registrado na história mundial, sendo que o segundo mês mais quente foi o seus antecessor (janeiro), enquanto o terceiro mês com temperaturas mais altas na história foi Dezembro de 2015. Nunca houve um trimestre tão quente no mundo: entre dezembro e fevereiro, a média da temperatura no planeta ficou 1,2ºC acima da média – no limite exato do aumento no qual ainda podemos nos submeter nos próximos 84 anos que ainda restam para o final do século. 
   A humanidade, como a conhecemos, depende, inteira e sem exceções, desses 1,2ºC. Não tenho uma resposta definida para a pergunta do título desse artigo, mas repasso novamente o questionamento a você: quanto você acha que vale? (ANDRÉ FERRETI, gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira. 8 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares