sexta-feira, 10 de junho de 2016

EDITORIAL- "DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER!"



   JESUS, ao invés de acatar a ideia dos discípulos de despedir a multidão, dá-lhes uma tarefa que parecia impossível: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt. 14,16). Onde encontrar alimento para toda aquela gente? Mas, se já era impossível providenciar algo para saciar a fome da multidão, este texto parece ir ainda além. A fala de Jesus no Evangelho sugere também que os discípulos, eles mesmos, deveriam ser o alimento para o povo. Neste caso, implicaria não apenas dar daquilo que eles possuíam, mas dar a si mesmos, ou dar tudo de si para que o povo pudesse ser saciado. 
   Em sua vida, Jesus foi uma constante doação. Um constante dar-se a si mesmo para que todos tivessem vida. Por onde passava, Jesus semeava a vida na mente, no coração e no corpo sofrido das pessoas. Ao dar de si mesmo, Jesus devolvia a esperança, devolvia a alegria de viver. A sua entrega decisiva na cruz é antecipada na última ceia com seus discípulos. Ali, o corpo entregue e o sangue derramado são partilhados na forma de pão e vinho. Pão que sustenta e vinho que encoraja. Também os discípulos deveriam ser capazes do mesmo ato de entrega. Deveriam ter a força e a coragem necessárias de ir até as últimas consequências a fim de garantir a vida em abundância para todos, pois este é o grande projeto do Pai. 
   Quando comungamos, Jesus nos dá sua força e coragem para que possamos dar de nós mesmos para saciar a fome do povo. Se nos aproximamos da Eucaristia com a mesma intenção na qual ela foi celebrada com os discípulos e com os primeiros cristãos, não temos como ficar indiferentes diante das necessidades de nossos irmãos. Eucaristia é partilha, doação, é exigência de fraternidade em todos os sentidos. Eucaristia é missão de vida e esperança. 
   Nesse mês de junho, dedicado ao Coração de Jesus, que cresça em nós, em nossas famílias e comunidades um desejo maior de dar-nos a nós mesmos para que o mundo tenha mais vida. Que nossas ações e decisões não sejam guiadas por um desejo egoísta, mesquinho ou até maquiavélico de querer tudo para nós mesmos, em prejuízo dos outros. Antes, guiados pelo Espírito de Jesus, iluminados pela sua Sabedoria, guiados por sua Palavra, alimentados por seu Corpo e Sangue possamos nos empenhar para fazer no hoje de nossa história, tal como ele mesmo nos ensinou. Isto é ser cristão, ser outro Cristo no mundo de hoje. 
   Que todo este número da Revista O Lutador, com suas reflexões, testemunhos, exemplos e roteiros bíblicos e pastorais, possa ajudar a todos a recriar em nós mesmos as atitudes de Jesus. Possam ajudar-nos a encontrar alternativas que não desprezam nem despeçam as multidões sofridas e famintas, mas nos inspirem meios de colocar em prática a ordem de Jesus: Dai-lhes vós mesmos de comer!”.
E isso é pra começo de conversa!] (IR. DENILSON MARIANO, SDN, REVISTA O LUTADOR, junho 2016, |Nº 3877).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares