sábado, 18 de junho de 2016

SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO, ROGAI POR NÓS


   Motivado pelo clima que se aproxima, procuro entre fotos e vagas recordações na memória relembrar as festas juninas da família. Entre uma Caloi Roxa e uma Barra Forte amarela, a única diferença era o porte físico dos dois garotos que rumavam ao “Três Figueiras”. 
   Chegando lá, sempre nos encontrávamos com a tia Maria. Após algumas garrafas de água para repor a energia, recebíamos as instruções para os preparativos da festa que se aproximava. Muito guerreira, nascida e criada no sítio, Tia Maria nunca abandonou raízes. Casada e mãe de dois filhos, sempre foi a melhor amiga da minha avó. Duas filhas mulheres mais velhas entre os nove irmãos, eram elas quem organizavam o terço da festa junina da família. 
   Varrer todo aquele terreiro, pintar as pedras com cal, e até mesmo improvisar um portal de entrada para a família, eram algumas de nossas tarefas. Depois de todo o serviço realizado, o esforço que se transformara em fome se materializava como recompensa no cheiro de pão caseiro que vinha lá da cozinha.
   Uma coisa que sempre me chamou a atenção era a forma com que a Tia Maria, humildemente, sempre nos recebia em sua casa. Enquanto aquele pão ia sumindo gradativamente, fatia após fatia, contos ou histórias que a tia Maria nos contava eram o enredo de um jogo de cartas para distrair.
   De volta aos trabalhos, era hora de finalizar os preparativos. A montagem da fogueira era, sem dúvida nenhuma, o ápice da festa. Toda madeira, galhos e até pneus velhos encontrados no sítio eram matéria-prima da nossa fogueira. Pouco a pouco, o barulho dos motores dos carros ia invadindo aquele silêncio que se faz no meio daquela imensidão de terra e mato.
   Assim que começava o terço, entre um mistério e outro, corríamos, meu primo e eu, onde explodíamos um rojão no alto do sereno na note de São João, no sítio da Tia Maria. Explodia dentro do meu peito a alegria de quem gostava de toda daquela festa. Lá dentro, vozes desafinadas cantavam um hino qualquer em louvor aos santos do mês, enquanto lá fora atacávamos a mesa das guloseimas. O mantra “Santo Antônio, “São João e São Pedro, rogai por nós”, soava como sirene para o próximo rojão.
   Eu ainda não encontrei um verdadeiro sentido da palavra saudade. Mas algo que se aproxima muito e que me fez ter esse sentimento enquanto escrevo esse texto são as lembranças daquele tempo onde smartphones, tablets e tecnologia nenhuma no mundo vão me devolver. (GUSTAVO ANDRADE, jornalista em Londrina, página 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 18 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares