sexta-feira, 10 de junho de 2016

A PRIMEIRA MENINA DE LONDRINA


   Recebi a notícia de que a Câmara pretende conceder a Cidadania Honorária de Londrina à sra. Maria Alice Brugin de Arruda Leite. Acredito que poucas pessoas na cidade merecem tanto o título.
   Nascida em 7 de abril de 1927, na cidade paulista de São José do Rio Preto, Maria Alice veio com os pais, os italianos Eugênio e Elvira Brugin, e os nove irmãos para Londrina, aos quatro anos de idade. Melhor seria dizer que Londrina veio até ela: quando chegou, após nove dias de viagem na carroceria de um caminhão, havia apenas mais duas casas com famílias, pertencentes ao libanês David Dequech e ao alemão Alberto Koch. Brugin decidira vir ao Norte do Paraná atraído por um anúncio que vira no trem: “Não há saúvas”.
   Era noite quando chegaram. Elvira perguntou a Eugênio: “Onde está a cidade?” A cidade eram eles. O quintal de Maria Alice se chamava floresta; é ali que brincava. Para as primeiras crianças de Londrina não existiam domingo, sábado, nem dia de semana. Todo dia era o mesmo dia de brincar e ser feliz.
   Ser feliz – mesmo face às enormes dificuldades materiais da época. Maria Alice se recorda de um dia em que chegou de longe uma encomenda festejada por todos: um pão de centeio. Elvira cortou cuidadosamente o pão em dez pedaços e os distribuiu para os filhos. Maria Alice se recorda de acompanhar a mãe até o Córrego das Pombas, onde hoje é a Via Expressa, para lavar roupas. A função das crianças era espantar os macacos que vinham atrapalhar o serviço. De vez em quando, Elvira parecia triste em meio a tantos sacrifícios. “Que foi, mãe, está chorando?”, perguntava a filha. “Não, foi só um cisco que entrou no meu olho.”
   Primeira aluna matriculada no Colégio Mãe de Deus, em 1936. Maria Alice viu nascer a cultura local, com a primeira apresentação teatral da cidade, no improvisado Cine Londrina. Na peça “Branca de Neve”, a primeira menina de Londrina teve o papel – revela, sorrido – de Bruxa. Nada pode estar mais longe de sua doçura pessoal. Agora, 80 anos depois, a cidade está prestes a inaugurar o Teatro Mãe de Deus. E Maria Alice estará lá , outra vez no palco, Desta vez, no papel de Mãe. 
   Eram os tempos dos meninos que vinham a cavalo da Warta para ir à escola na cidade; tempos dos Bailes do Assustado; tempos da Casa Sete e do pensionato dos Brugin, onde os primeiros hóspedes foram os irmãos Godoy; tempos de economizar moedinhas para ajudar na construção do Santuário da Mãe de Deus. Mais tarde, já casada com Francisco de Arruda Leite, o seu amado Chiquito, eram tempos de escrever uma carta ao bispo de Jacarezinho e pedir a vinda de um colégio católico para meninos em Londrina. “Recebi a carta de uma jovem mãe ansiosa para dar escola ao filho, e isso me emocionou”, disse o bispo. 
   Mãe do médico Weber Arruda Leite, avó de Weber Filho e Flávia, Maria Alice é, ao mesmo tempo, uma das guardiãs e protagonistas da memória de Londrina. Se a cidade tivesse uma menina dos olhos, seria ela. (Crônica do jornalista e escritor de AVENIDA PARANÁ, página 3, caderno FOLHA CIDADES, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br sexta-feira, 10 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares