quarta-feira, 1 de junho de 2016

SANTO É O SEU NOME

 O Facebook me mandou trocar de nome. O robô do Zucka deve ter cismado que “Paulo Briguet” é um apelido falso, de algum briguento que não existe em carne e osso. Como sabemos, ele está enganado, mas eu não tenho paciência para ficar discutindo com robô; resolvi obedecer. Doravante passo a me chamar “Paulo Antônio Briguet” na rede social. O que, aliás, me deixou contente, porque é o meu nome por extenso, pelo qual sempre fui chamado entre os familiares. Quem me conhece desde o tempo de guaraná com rolha costuma dizer “Paulo Antônio”.
   Fico feliz também porque Antônio é o nome do meu bisavô materno, o menino português que foi deixado sozinho no Brasil no final do século 19, com apenas sete anos de idade. Diz a lenda que Antônio se chamava Manuel, mas resolveu trocar de nome porque já havia muitos manuéis portugueses no Brasil.
   Antônio também é o nome do meu avô paterno, que nasceu em um pequeno povoado da Múrcia, pedaço de deserto no Sul da Espanha, às margens do Mar Menor, lago de água salgada em que um dia pretendo mergulhar os pés. Antônio tinha os olhos claros e a pele escura, assim como meu pai. Mais um motivo para eu gostar de ser Paulo Antônio (agora sem aspas): é como se eu estivesse ao lado de me pai e meu avô. Quanta dor, quanta alegria, quanto tempo e quanta tristeza cabem em dois nomes!
   Tudo leva a crer que nosso nome não é esse que está aí na carteira de identidade, mas outro, escrito no Livro da Vida, e só vamos descobrir quando Deus no-lo revelar de Seus próprios lábios. Mas isso é depois, lá no céu. Por enquanto vamos utilizando os nossos nomezinhos provisórios. Se o robô do Zucka deixar. 
   E por falar em Céu, é exatamente este o significado do nome da minha amiga Célia, que agora está de volta a Londrina, para nos encantar ainda mais com a qualidade de seus textos. O primeiro artigo que escrevi na FOLHA, no longínquo de 1992, foi a seu pedido. Era sobre Tim Maia. Um dia, na Praça Sete de Setembro, Célia contou- me o sonho que acabara de ter: um ano lhe disse que ela seria mãe de dois meninos. O anjo estava certo, e hoje os gêmeos da Célia são moços. 
   Lembro-me também quando outra amiga jornalista, a Adriana, ficou grávida da Júlia. Não sei se Adriana lembra, mas meu primeiro emprego de repórter no jornal foi para substituí-la, quando ela saiu de licença, em 1994. Adriana significa “aquela que é morena” como o meu avô Antônio, e tem olhos claros, iguais aos dele. 
   Quando Antônio teve o primeiro filho homem, quis batizá-lo de Ângelo Bernardo. Mas o homem do cartório deu mancada e tascou “Ângulo” em vez de “Ângelo”. De qualquer forma, meu tio passou a ser chamado por todos pelo apelido carinhoso: Dinho. Neste domingo, ao receber a comunhão, eu vi meu pai e meu tio, os dois filhos de Antônio, em um abraço caloroso de irmãos no Céu. Agora eles têm outros nomes. Santificado seja o vosso nome. ( Crônica AVENIDA PARANÁ, texto de PAULO BRIGUET. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrinacom.br  caderno FOLHA CIDADES, página 3, espaço AVENIDA PARANÁ, quarta-feira. 1 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares