segunda-feira, 23 de novembro de 2015

VIVENDO COM AIDS


   Cento e cinquenta mil brasileiros não sabem que tem o vírus HIV, segundo as projeções do Ministério da Saúde (MS). Para os próximos cinco anos, espera-se, não só no Brasil, mas em muitos países, um cenário diferente em relação à doença. Isso porque eles se comprometeram com a Organização das Nações Unidas (ONU) atingir a meta de 90-90-90 até 2020. O cálculo prevê que 80% das pessoas vivendo com HIV saibam que tem o vírus e , destas, 90% recebam terapia antirretroviral, para que o resultado final seja de 90% da população apresentando carga viral indetectável e, assim, reduzam as chances de transmitir o vírus. Desde 1980, o Brasil notificou 757 mil casos de aids. 
   Dessa maneira, o Brasil se compromete a acabar com os níveis epidêmicos de aids, o que não significa acabar com ela. Significa diminuir drasticamente o número de novos casos. Um dos métodos de prevenção que o MS considera importantes é o protocolo assumido em 2013 pelo Brasil. Antes, o tratamento era direcionado para quem estava com a resposta imunológica muito afetada. Hoje, qualquer indivíduo com HIV recebe tratamento para que essa carga viral seja “derrubada” e os medicamentos funcionem como prevenção. 
   A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) também tem um novo protocolo, lançado este ano. Ela vai atender apenas a quem se expôs ao vírus, como, por exemplo, em caso de estouro de camisinha na relação sexual, estupro ou até mesmo profissionais da saúde diante de um acidente de trabalho. Ela deve ser usada durante 28 dias, mas a introdução do medicamento deve ocorrer nas primeiras 72 horas depois do acidente. Após 30 dias, é preciso refazer o exame. Em breve, o MS lançará um aplicativo onde as pessoas poderão acessar o local mais próximo com PEP. Já em relação a Profilaxia Pré-Exposição ((PrEP), que consiste na medicação antes da exposição ao vírus, ela segue em pesquisa. O Brasil tem quatro grandes grupos estudando a (PrEP). O publico alvo será aqueles que têm um comportamento de muito risco de serem infectados pelo HIV (prevalência superior a 3%).
   Mesmo com os novos tratamentos, as autoridades em saúde reforçam que o uso da camisinha durante a relação sexual é uma forma muito importante de prevenção contra o HIV. A maneira como a sociedade encara a aids é diferente hoje da época em que os primeiros casos surgiram, na década de 1980. Informar amplamente à população como a doença se transmite e como se prevenir tem ajudado a diminuir a discriminação. Mas o preconceito contra os portadores de VIV ainda existe. E a informação e a educação continuam sendo grandes armas contra o preconceito. ( FOLHA OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 23 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares