sexta-feira, 20 de novembro de 2015

FÍSICO FAZ CAMPANHA PARA PAGAR PESQUISA




   Curitibano quer investigar se é possível mover a matéria coma força da mente

   Curitiba – É possível mover a matéria com a força da mente? Se essa pergunta desperta sua curiosidade, saiba que você pode ajudar o físico curitibano Gabriel Guerrer, 31 anos, a encontrar respostas. O paranaense lançou uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding)com o objetivo de pagar as despesas de execução da sua pesquisa sobre esse fenômeno, chamado de psicocinese. Os custos somam, no mínimo, R$ 48 mil. Até ontem, a campanha tinha arrecadado 75% do total. A partir de hoje, Guerrer tem nove dias para conseguir o suporte financeiro para levar o trabalho adiante, que faz parte do seu projeto de pós-doutorado junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), iniciado em julho de 2015.
   |Guerrer explica que precisou recorrer ao financiamento coletivo pois o caráter pioneiro da pesquisa não permitiu que se enquadrasse nos mecanismos de fomento convencionais. Ele conta que o seu pedido de bolsa a um órgão público retornou com o argumento de que a pesquisa “não se enquadra na lista de prioridades”. Mas ele diz que a resposta não o desanimou. “Nessa  época de crise, eles tendem a privilegiar linhas de pesquisas tradicionais. Inovação implica em certo risco. Mas então eu pensei: dou um jeito: dou aquela rebolada”, brinca. O recurso é para pagar, entre outras coisas, a compra de equipamentos e um estágio nos Estados Unidos com um pesquisador que já realizou o mesmo experimento e obteve resultados positivos.
   O pesquisador diz que é surpreendente o debate que a campanha que o debate está gerando na web. Principalmente porque quando se entra no espaço de Guerrer na plataforma escolhida para o financiamento coletivo, a Catarse, o visitante encontra um vídeo muito didático e feito sobre o projeto de pesquisa. As cenas iniciais apelam para a paixão do brasileiro pelo9 futebol.  “O  ano é de 1994, final da Copa do Mundo. O Brasil inteiro direcionava sua atenção para uma bola que estava a quilômetros de distância. Todo mundo sabe que não dá para mover um objeto pela força do pensamento. Mas naquela hora eu aposto que muitos esqueceram que isso é impossível. Ou será que não”, diz o narrador, o próprio Guerrer.
   O físico defende que sua pesquisa é importante por investigar em laboratório temas que, até então, residem no campo da filosofia e do misticismo, direcionando uma discussão muito antiga e que chega aos dias de hoje como um abismo entre as tradicionais visões científicas e o que o público em geral acredita sobre a natureza da realidade.
   Gabriel Guerrer é curitibano, estudou a graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Estudou a física de partículas elementares e participou do experimento LHCb no acelerador de partículas do laboratório Cern, na Suíça. Atualmente, além de conduzir a pesquisa de pós-doutorado na USP, ele oferece cursos livres de física quântica para o público leigo.
   “O mundo de fora é uma extensão de nós”

   Curitiba – A proposta de Gabriel Guerrer é replicar o experimento feito pelo professor Dean Radin, do Institute of Noetic Sicences (IONS) nos Estados Unidos. Radin investigou a tradicional experiência da área da física, a fenda dupla, com a novidade da presença de participantes que tentavam influenciar o comportamento da luz apenas com a sua intenção mental. Contrariando o esperado, os resultados de Radim são positivos, com o detalhe de que apenas os participantes com treinamento em meditação conseguem demonstrar o fenômeno.
   O projeto do paranaense tem apoio do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (interpsi) e a pesquisa acontecerá em um laboratório multiusuário do Instituto de Física, em uma parceria inédita dos institutos.
   Guerrer propõe algumas melhorias no experimento original de Radim, para ter certeza de que a mente é a real responsável pelo efeito, e não alguma fonte de interferência. Na USP, ele pretende monitorar todos os fatores que podem interferir no resultado, como vibrações, variações de temperatura e campos magnéticos, algo que Radim não fez. “A ação causal da mente sobre a matéria à distância revelaria a existência de um força até então desconhecida, mostrando que a descrição física atual do universo estaria incompleta. Se isso for realmente verdadeiro, ganharemos indícios de que não estamos limitados aos contornos do corpo humano e que, em certo sentido, o mundo de fora é uma extensão de nós mesmos.” Os interessados podem conhecer a proposta de Guerrer acessando: https://www.catarse.me/mentemateria. (A.D.C.) ( ADRIANA DE CUNTO – REPORTAGEM LOCAL, página 6, FOLHA GERAL, geral@folhadelondrina.com.br, sexta-feira, 20 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares