sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O MITO DO INVESTIMENTO COREANO EM EDUCAÇÃO


   Sempre quando vamos discutir o atraso do Brasil, a questão da educação vem à tona e o exemplo educacional coreano é colocado como argumento de um caminho que poderíamos ter trilhado, mas por miopia dos governantes nos foi negado. O exemplo coreano não pode ser negado, deve ser aceito como verdade absoluta. Mesmo quando poucos dados, quando estes são apresentados, sejam colocados como argumento.
   No entanto, os dados do Banco Mundial nos mostram o quanto de idealização e fantasia existe nesse tipo de argumento sobre a Coreia do Sul. O investimento médio na década de 70 foi de apenas 2,95%  do PIB na Coreia, tendo chegado a irrisórios 2,12%  do PIB em 1975. O pico do investimento na educação foi de 3,75% do PIB em 1971.
   Para termos uma base de comparação, o Instituto Nacional de Estados e Pesquisas (Inep) apontou que investimos 6,2% do PIB em educação em 2013, portanto, mais do que o dobro do que os coreanos investiram em educação nos anos 70. Em 2011, O Banco Mundial mostra que os coreanos investiram “apenas” 5,24% do seu PIB em educação.
   Os dados da Unesco também refutam a tese de que os coreanos investiram 6 vezes mais por aluno médio do que o Brasil. Enquanto, os coreanos investiram US$ 7,1 mil dólares PPP (paridade de poder de compra(, por aluno do ensino médio em 2011, p Brasil investiu US$ 2,39% mil dólares PPP. Desta forma, a diferença de investimento por aluno é completamente explicada pelo maior PIB per capita da Coreia, não havendo um maior empenho dos coreanos em investir na educação secundária.
   Outro mito é que diferença estaria na priorização que o Brasil dá ao ensino superior. Os números da Unesco mostram que o governo brasileiro investiu 0,92% em suas universidades , o que não deixaria nenhum coreano boquiaberto, uma vez que seu governo investiu 0,82% do seu PIB  no ensino superior. Cabe também mostrarmos que a situação brasileira não é nenhuma excrescência tropical: Canadá (1,92%), Chile (0,95%), Dinamarca (2,92%), França (1,29%), Alemanha (1,38%), Índia (1,26%), Suíça (1,37%) e Estados Unidos (1,39%) retiram qualquer culpa de investirmos em universidades.
   Na educação primária, o Brasil investiu 1,82% do PIB em 2010, um exemplo para a Coreia do Sul que que destinou apenas 1,58% para tão importante fase na educação de uma criança.
   O exemplo educacional coreano estranha o mais importante economista daquele país, o professor de Cambridge Há-Jonn Chang. Segundo este iconoclasta professor coreano, a arrancada coreana e de Taiwan ocorreram em momentos que a educação desses países era pior que a de Filipinas e Argentina, países que ficaram claramente para trás no processo de desenvolvimento econômica.
   Chang mostra que uma das sociedades mais produtivas e inovadoras do mundo, a Suíça, possuía até meados dos anos 90 taxas de matrícula universitária de 16%, npumero muito próximo dos nossos 13% tão criticados.
   A crítica de Chang avança para a forma como a educação está organizada em todo o mundo. Qual a importância de toda a matemática ensinada para o trabalho de um grande designer? E qual a importância do aprendizado de biologia para a produtividade de um banqueiro?
   Durante o processo eleitoral, a presidente Dila Rousseff apontou para a necessidade de repensarmos os currículos. Um discussão muito mais profunda e relevante do que a discussão de mais aportes. Mas o cavalo passou encilhado e ninguém montou, pois ainda estávamos presos a velhos mitos. ( VICTOR HUGO AGUDO ROMÃO, economista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 18 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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