segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TERRORISMO NÃO DISCRIMINA VÍTIMAS



   Quais os principais temores globais das pessoas ao redor do mundo? Para responder a essa pergunta, a Pew Research Center percorreu 40 países entre março e maio de 2015, fazendo 45 mil entrevistas. O terrorismo jihadista, no caso, a atuação violenta do Estado Islâmico (EI), aparece entre os maiores medos, ao lado da mudança climática e da instabilidade econômica. A Pew Research é uma organização independente, formada por especialistas de diferentes áreas que se dedicam ao estudo dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos. O país que mais teme o EI é o Líbano. Compreensível, pois ele faz fronteira com a Siria, onde o grupo está se fortalecendo. Oitenta e quatro por cento dos libaneses entrevistados revelaram ser essa a sua principal preocupação. Entre os entrevistados pela Pew Research, a ação dos extremistas também preocupa principalmente espanhóis, sul-coreanos, japoneses e norte americanos.
   Segundo o estudo, os brasileiros estão mais preocupados com as mudanças climáticas e a instabilidade econômica. Mas 46% revelaram que também temem o EI, que age violentamente por meio de massacres, execuções de reféns transmitidas pela internet e atos terroristas.
   Importante observar que a pesquisa foi feita antes dos atentados a Paris, no dia 13 de novembro, e da queda do avião russo no Egito, em 31 de outubro. Em entrevista à FOLHA (publicada na edição de ontem), o professor da área de Ciência Política e Relações Internacionais do Departamento de Ciência Política e Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alexsandro Eugênio Pereira, fez uma análise do nascimento do EI e do poder de ação do grupo que estabeleceu eu califado, uma forma de Estado dirigido por um líder político e religioso.
   O EI controla um território que engloba parte da Síria e do Iraque e que promete romper mais barreiras. Mesmo países que estão tão distantes dos últimos alvos, como o Brasil, são abalados pelos acontecimentos já que o terrorismo tem uma forte característica não discriminar suas vítimas. Soma-se aí a grande capacidade do EI em recrutar um número considerável de estrangeiros à sua causa para que a sensação de insegurança ganhe força. Além disso, cogita-se que os extremistas têm US$ 2 bilhões, fortuna que torna o EI o grupo insurgente mais rico do mundo.
   Como vencer o Estado Islâmico é a pergunta que os lideres das nações mais desenvolvidas estão se fazendo agora, levando em conta estratégias de intervenção terrestre e bombardeios. Mas a resposta a essa questão pede também outra análise, enfatizada em recente discurso do papa Francisco durante visita à África. Na ocasião, o pontífice lembrou que o terrorismo se alimenta do medo e do desespero que nascem da pobreza e da frustração. ( FOLHA OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br, página 2, segunda-feira, 30 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares