domingo, 22 de novembro de 2015

ONDE ESTÁ O CORAÇÃO?



   Tragédias como a de Mariana, Paris ou Nigéria mostram que a sensibilidade está em deficit no mundo

   Depois da tragédia ambiental em Mariana, dos atentados terroristas em Paris e na Nigéria – este bem menos comentado na mídia – sobra a ressaca nas semanas seguintes, quando dá uma tristeza enorme de ver o mundo contemporâneo mergulhado em duas pragas que se equiparam àquelas da Bíblia. Estou falando do fundamentalismo religioso e da destruição ambiental que não deixam de ser a cara escarrada da crise do capitalismo. O fundamentalismo retoma a visão conservadora do mundo, em vez de libertá-lo, é uma ideologia nefasta quando transforma a ideia de Deus em disputa, espécie de fetiche pudico que cega a humanidade, assim como o ambicioso faz o mesmo papel por dinheiro. Se analisarmos sob essa ótica, ambos são produtos do mesmo vício, o de não olhar a vida de forma ampla, inteira, generosa, tratando as diferenças de crença e de desejo com respeito humano. 
   A vontade é de sair às ruas em manifestações pacíficas que parecem cada vez mais distantes do ideal do homem. A França tratou ede bombardear a Síria após o atentado em Paris, isso não vai resolver a crise, vai acirrá-la. Minha impressão é que isso é o que o Estado Islâmico mais quer, ficar no centro da mídia, como autor e vítima da violência, essa é sua idolatria.
   O atentado na Nigéria, na sequência – que matou mais de 40 pessoas de forma bruta, inclusive usando meninas de 7 e 11 anos como “mulheres-bomba”- não teve a mesma repercussão do atentado em Paris. Não vi plantões noticiosos na TV, não vi comoção popular no Ocidente, nenhuma flor, nenhuma lágrima, nenhum avatar com a bandeira da Nigéria nas redes sociais. O que mostra que o mundo ainda elege mortes como sendo de primeira e de segunda classe. 
   Por outro lado, no meu ponto de vista, em relação à tragédia ambiental de Mariana o que menos a mídia mostrou foi o aspecto humano. Falam em números e cifras, falam na concentração da lama, mostram o distrito de Bento Rodrigues destruído em vista aérea, mas foi num vídeo alternativo de Caíque de Castro, de Governador Valadares, que pude ver e ouvir a população de forma mais expressiva, ganhando a voz obliterada em outros meios. Essa voz às vezes quase desaparece em detrimento dos aspectos jurídicos, econômicos e políticos da maior importância – afina são eles a consequência e a causa da desgraça – mas nada disso tem valor se não for para revelar o humano. 
  O sofrimento das pessoas sem água – no trajeto da lama, que foi de Minas Gerais até foz do Rio Doce no Espírito Santo – é maior que qualquer multa aplicada às empresas causadoras do desastre ambiental. Além da carência de água potável, era preciso olhar de perto tristeza imensa de quem perdeu um rio inteiro, psrte de sua cultura, seus familiares, sua história. A mídia vem perdendo o vínculo humanitário com as notícias ou talvez esteja escondendo aquilo que pode causar uma comoção maior: as vítimas da tragédia de Mariana ou da Nigéria. Mas é na fla simples, na economia minúscula da pesca que dá renda à população ribeirinha do Rio Doce ou do Xingu, estão aqueles que mais amam e protegem a a natureza aviltada. Essa gente precisa ter voz, precisa ser consideradas pelas câmeras em zoom.
  Não tenho dúvidas que a marcha do capitalismo hoje, em sua forma mais selvagem, é a desse trem descarrilhado da destruição ambiental que corta o Brasil de ponta a ponta. É preciso falar disso e, mais do que se valer de números, precisamos mostrar a tragédia pelo coração. Mais do que a política, mais do que a religião, esse é o único órgão não burocrático que pode, enfim, salvar o mundo. ( celiamusilli@gmail.com FOLHA 2, página 4, espaço CÉLIA MUSILLI, domingo, 22 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares