segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PREVENÇÃO E COMBATE AO HIV TÊM "PÍLULA DOS 28 DIAS SEGUINTES"


   Saúde Estuda e implanta no ano que vem a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), destinada às pessoas que precisam de proteção antes de uma possível exposição ao vírus

   O Brasil é exemplo para o mundo no enfrentamento da aids, garantindo na rede pública o tratamento da doença e investindo pesado na prevenção. Com a constatação de que os medicamentos antirretrovirais usados no tratamento dos doentes poderiam ter papel fundamental na prevenção, todos que contraíram i vírus HIV passaram desde 2013 a ser tratados, independentemente de o caso ser sintomático ou assintomático. As estratégias do Ministério da Saúde evoluíram para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), para quem teve problemas, como camisinha rasgada durante o ato sexual ou mesmo foi negligente, que pode iniciar um  tratamento para evitar o contágio no prazo máximo de 72 horas e por 28 dias. É a chamada “pílula dos 28 dias seguintes”. Agora está em estudo e deve ser implantada no ano que vem a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), destinada às pessoas que precisam de proteção antes de uma possível exposição ao vírus HIV – os profissionais do sexo, por exemplo.

   Profilaxias

   Há duas semanas, o diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites virais, do Ministério da Saúde, Fabio Mesquita, esteve em Londrina no 15º Encontro Paranaense de Psicologia. Ele falou sobre sua especialidade, redução de danos à saúde de  pessoas que usam drogas, e as estratégias do Brasil no combate e prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
   Em Londrina, as profilaxias para a prevenção da aids estão à disposição no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho. O Centro Integrado de Doenças Infecciosas (Cidi), composto por serviços de ações de prevenção e assistência à epidemia das DSTs, HIV/aids, Hepatites Virais e Tuberculose, funciona na Alameda Manoel Ribas, 1, telefone (43) 3379-0144 . O funcionamento vai das 7 às 16 horas. Após esse horário, e nos fins de semana, o Hospital Estadual Anísio de Figueiredo (Zona Norte) , é o centro encarregado de atender aos eventuais “acidentes sexuais”, que exigem pressa no início do tratamento e da profilaxia pós-exposição ao HIV. O Hospital da Zona Norte fica na Rua Odilon Braga, 199, Conjunto Sebastião de Melo Cesar, telefone (43) 3376-4600.

Entrevista  ( Fabio Mesquita, diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Minstério da Saúde

“Todos têm a alternativa de usar preventivamente os antirretrovirais”

As campanhas de prevenção contra o HIV e contra a aids mantêm o alerta, principalmente para o uso da  camisinha?
A aids é uma epidemia que tem 34 anos. No Brasil, o primeiro caso é de 1982, nos EUA um ano antes. As pesquisas sobre o comportamento da sociedade  nos últimos anos mostram que as pessoas têm relacionamentos sexuais cada vez mais jovens. Têm cada vez mais parceiros eventuais. São 30 anos de campanhas e todo mundo sabe a importância da camisinha, mas as últimas informações, de 2013, mostram que 94% da população sabe que precisa usar camisinha, mas só 55% usam.  Isso dá um hiato entre quem precisa usar ou quem deve usar e quem de verdade está usando. Por isso hoje a gente não concentra todas as ações de prevenção só na camisinha. A gente tem outras estratégias que ajudam na prevenção da disseminação da aids.

E quais são essas estratégias? 

Os medicamentos antirretrovirais. No final da década de 80, só tinha um, que era o AZT. Depois em 1996, aparece o coquetel que, em suas diversas composições, vem evoluindo com  o passar do tempo. A gente foi aprendendo, e descobrimos isso em 2011, que os medicamentos não tinham efeitos para o indivíduo em tratamento, evitando o comprometimento da imunidade e as infecções. Tinha também o benefício da prevenção.  O que a gente descobriu? Uma pessoa que está sem tratamento tem grande quantidade de vírus circulando nela, quando inicia o tratamento com os antivirais vírus se recolhe para reservatórios e para de circular no organismo. Esse vírus para de circular no sangue, para de circular no esperma, na secreção vaginal, para de circular no leite e por causa disso não transmite mais. Então, desde 2013, todas as pessoas que têm o HIV passam a ser tratadas com os medicamentos, independente de estar doente com aids ou não. O objetivo do medicamento passa a ser também de prevenção.

Temos outras estratégias de prevenção como para quem eventualmente corre riscos?

Uma pessoa que não tem o HIV usou camisinha e ela estourou na relação. Ou a pessoa sofreu uma violência sexual. Ou mesmo que, por negligência, não usou a camisinha. Todos têm a alternativa de usar preventivamente os medicamentos antirretrovirais depois dest exposição. É o que gente chama de profilaxia pós-exposição. A pessoa se expôs, tem até 72 horas para começar a usar o medicamento depois do acidente. Uma vez que ela começa  usar o medicamento o mais cedo possível e nas primeiras 72 horas, ela tem de usar por 28 dias. É o que a gente tem carinhosamente chamado de pílula dos 28 dias seguintes. Quanto mais cedo, melhor, mas às vezes  demora para chegar na unidade de saúde para pegar o remédio e começar a tomar. Essa é a  Profilaxia Pós-Exposição (PEL).

Mas agora teremos a profilaxia pre-exposição ao HIV?

Mais recentemente apareceu uma nova técnica de prevenção, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV  (Pr.EP). Para que as pessoas possam se proteger antes de uma possível exposição.  (por exemplo:  um profissional do sexo masculino, um travesti. Uma menina profissional do sexo, que tem relação sexual todos os dias, com vários parceiros, que usa a camisinha, mas esta explode ou outro problema. Eles podem tomar os medicamentos antes da exposição. Isso vai proteger as pessoas. Isso a gente chama de prevenção combinada, várias ações que permitem a prevenção).

Esses medicamentos estão à disposição da população?

Os medicamentos de prevenção pós-exposição. PEP, estão à disposição desde 2013. Os pré-exposição, PrEP, está em estado e estará à disposição no início e 2016. Embora a gente saiba que o PrEP funciona, os estudos visam entender se a nossa população aceita tomar medicamentos sem estar doente, vai tomar como prevenção. E, segundo, se esse estudos, que mostram que o PrEP funciona, mais herméticos, feitos nas universidades com o cara que até recebe uma remuneração para voltar para o estudo, se isso funciona numa unidade do SUS (Sistema Único da Saúde) no dia a dia. A perspectiva é transformar isso numa política pública e incorporar esses medicamentos para prevenção pré-exposição provavelmente a partir de 2016.


As “pílulas dos 28 dias seguintes” estão à disposição em algumas unidades especiais?

Em todas as cidades do Brasil, não na totalidade dos 5 mil municípios, mas boa parte deles, principalmente nas maiores cidades, sempre em algumas unidades que são específicas. Normalmente os sites das secretarias da Saúde, estaduais e municipais, orientam onde buscar o medicamento. Estamos desenvolvendo um aplicativo de orientação para o início do ano que vem. A pessoa que está viajando, por exemplo, para Manaus, que não conhece (os locais de entrega do medicamento). Ela tem um “acidente” vai ao aplicativo que vai dizer onde buscar o medicamento em Manaus. ( MARCOS
 CESAR GOUVEA  mgouvea@jornaldelondrina.com.br  página 7, geral, AIDS, segunda-feira, 2 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares