segunda-feira, 9 de novembro de 2015

BACON NA DIETA NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE MÁ ALIMENTAÇÃO




   O consenso entre a comunidade médica é que o problema das carnes processadas e da carne vermelha não está no consumo em si, mas no excesso

   A decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de colocar a carne processada na lista de substâncias que provocam câncer praticamente dividiu o mundo em dois times: os que defendem e os que são contrários ao bacon, salsichas e presunto. Exageros à parte, o consenso entre a comunidade médica é que o problema das carnes processadas (embutidos) e da carne vermelha – que foi classificada como “provavelmente cancerígena” – não está no consumo em si, mas no excesso.
   “Qualquer substância é uma droga potencial.  O segredo é a quantidade consumida. Só espero que não ocorra agora o mesmo que aconteceu com o ovo, condenado nos anos 80 e agora absolvido”, diz o médico Beny Schimidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Unifesp. Ele ressalta que muitos desses alimentos em especial as carnes vermelhas, têm alto valor nutricional e são historicamente importantes para a dieta humana.
   De acordo com a média Andréa Pereira, nutróloga especialista em oncologia do Hospital Albert Einstein . de São Paulo, as sociedades brasileira e americana de oncologia recomendam um consumo de até meio quilo de carne vermelha por semana (100 gramas por dia), já que é rica em proteína, ferro e vitamina B12. Já a processada, pela grande quantidade de conservantes e de sal, deve ser consumida em quantidades menores.
    “O que sempre recomendamos e manter uma alimentação saudável, que mescla carne vermelha com peixes, ovos e vegetais. Enfim, o mais indicado é equilibrar todos esses alimentos ao longo da semana”, resume a especialista.
   Os estudos da OMS apontam que o consumo diário de 50 gramas de carne processada por dia – o suficiente a duas fatias de bacon – amplia em 18% o risco de câncer colorretal. No caso de carne vermelha, o consumo diário de 100 gramas amplia em 17% o risco de desenvolver a mesma doença.

   Exagero

   Estimativa da Global Burden Of Disease atribui ao consumo  exagerado de carne processada a morte de 34 mil pessoas por câncer no mundo todos os anos. Já as dietas ricas em carne vermelha seriam culpadas por 50 mil mortes causadas por câncer todos os anos. Números altos, mas que não chegam nem perto dos relacionados ao tabaco (1 milhão de mortes por ano, álcool (600 mil mortes por ano) e à poluição do ar (200 mil mortes por ano).
   Schimidt avalia que é um exagero comparar o potencial cancerígeno do cigarro ao da carne processada. A pró´pria OMS destaca que, embora estejam no mesmo grupo das substâncias que  comprovadamente  aumentam o risco de câncer, isso não significa que tabaco, amianto e bacon e cia sejam igualmente perigosos. (CAROLINE OLIINDA com informações da Agência RBS). 

   Preparo

   CORANTES E ADITIVOS ELEVAM OS RISCOS

adaalimentos processados – que servem para aumentar o prazo de validade ou manipular o gosto, por exemplo – os principais responsáveis pelas conclusões da OMS. Para o médico Gilberto Schwartsmann. Chefe do serviço de oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), as técnicas de conservação desses alimentos contam com produtos potencialmente causadores de tumores e, por isso, devem ser consumidos com muita moderação.  “Essa é uma recomendação que já se encontra em publicações científicas, pois os malefícios desses produtos já foram comprovados.  O hábito de comer muitos alimentos processados deve ser evitado pelo potencial de causar principalmente tumores no trato intestinal, onde esses produtos são processados e ficam mais tempo”.  

   Classificação

   SAIBA O QUE O EMBUTIDO


   Carnes processadas são aquelas transformadas pela fermentação, defumo ou qualquer técnica com o objetivo de realçar o sabor e melhorar a conservação. Exemplos: bacon, salsicha, presunto, linguiças, carne enlatada, carne seca e carne em conserva. ( Página 7, geral, NUTRIÇÃO, segunda-feira, 9 de novembro de 2015,  publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares