terça-feira, 10 de novembro de 2015

REGRAS DE ACENTUAÇÃO



   Na coluna da semana passada, falamos sobre os acentos gráficos que existem na língua portuguesa. Enquanto o acento grave (À)  e o til (Ã) têm funções bem específicas, dois deles, o acento agudo (Á) e o circunflexo (Â) seguem algumas regras, das quais vamos tratar a seguir:
   Com palavras de mais de uma sílaba, é necessário identificar qual delas é a sílaba tônica, pois disso dependem as próprias regras. Por exemplo, se a sílaba forte da palavra for a última, temos uma oxítona, como em “café”, “Paraná”, “amor” ou “feliz”. Nesse caso, a palavra será acentuada quando terminar em A, E, O ou EM, com ou sem S ( AS, ES, OS, ENS), como acontece com “sofá”, “você”, “paletó” ou “também”.
   Já quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é paroxítona, e será acentuada quando terminar em L (fácil). N (hífen), R (repórter), PS (bíceps), X (tórax), US (vírus), UM ou UNS (álbum), I ou IS (lápis), Ã(S) ou ÃO(ÃOS) (ímã, órfãos) e ditongos, com ou sem S (água, insônia). São muitas terminações para decorar , não é? Então, fica a dica: de um modo geral, as paroxítonas seguem uma regra contrária à das oxítonas, ou seja, se terminarem em A, E, O ou EM (com ou sem S), não são acentuadas, caso contrário , sim. Essa estratégia até pode ter uma outra exceção, mas geralmente funciona.
   Finalmente temos as proparoxítonas, palavras que têm a tônica na antepenúltima sílaba. Essas apresentam a mais fácil das regras: são sempre acentuadas (helicópteros, fantástico, etc).
    Uma vez que todas as regrinhas acima valem para palavras com duas ou mais sílabas, o que acontece com as monossílabas (que só tem uma )?  Nesse caso, temos que diferenciar entre monossílabos tônicos (pronunciados de maneira mais forte) e átonos (pronunciados mais fracamente). Os primeiros são acentuados quando terminam em A, E ou O, com  ou sem S (pá, fé, dó, enquanto que os átonos nunca recebem acento. Para saber se um monossílabo é tônico ou átono, você tem dois caminhos: pode colocar a palavra em uma frase e tentar perceber  se ela é pronunciada de maneira forte ou fraca, ou pode identificar a classe a que ela pertence (artigos, preposições, conjunções e pronomes oblíquos são átonos, enquanto que verbos, substantivos e adjetivos são tônicos).
   Há ainda a regra dos ditongos abertos, que nos diz que ÉI, ÉU e  ÓI serão acentuados, quando pronunciados de forma aberta (pastéis, chapéu, dói), desde que não estejam em paroxítonas (ideia e heroico), pois esse acento caiu com a última reforma ortográfica.
   Outra regrinha que é bom observar é a que diz respeito aos hiatos ( quando duas vogais ficam em sílabas separadas). Nesse caso, se I ou U forem a segunda vogal, tônicas e estiverem sozinhas na sílaba ( ou no máximo com S), levarão acento ( raízes,  saúde).
   Achou que são muitas regras? Então vai mais uma dica: saiba uma palavra de cada caso e use-a como base de comparação. Por exemplo: se “Paraná” que é uma oxítona terminada em A, tem acento, todas as outras oxítonas em A também terão, como “vatapá! Ou “xará”. Pelo mesmo raciocínio “automóvel” é acentuada, “impossível” também será, já que ambas são paroxítonas terminadas em L.
   Vale dizer que se você tem o hábito de ler bastante, provavelmente não precisará decorar nenhuma regra. Se estamos acostumados ver a palavra escrita com acento, será no mínimo estranho lê-la sem o dito cujo. Quanto mais vocabulário alguém adquire, menos vai precisar das regras gramaticais. Em todo caso, não tenha receio (ou vergonha) de procurar em um bom dicionário, caso tenha dúvidas.
   Mande seus comentários, críticas e sugestões para nosso e-mail bemdito14@gmail.com. ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, página 6, FOLHA 2, espaço  BEM DITO, terça-feira, 10 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares