domingo, 15 de novembro de 2015

PÉ DIABÉTICO É UM DOS PRINCIPAIS ALVOS DE AMPUTAÇÕES

     


   Assunto é pouco discutido, mas preocupante.  Bastam cuidados simples e pouco  conhecidos  para evitar consequências danosas aos pacientes.

  Quando se fala em amputação,  a maioria das pessoas podem pensar em acidentes, historicamente ligados a esse tipo de procedimento. Mas as amputações envolvem muitas outras patologias. Dentre todas, existe uma que já adquire caráter epidêmico: o diabetes. Por afetar neurologicamente as  extremidades inferiores, a doença leva a perda da sensibilidade e isso causa alguns danos, por vezes irreversíveis.
 Dados do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) mostram que, tanto em 2013 quanto em 2014, foram realizadas 36 amputações de pés ou partes dos pés na unidade, o que representa em torno de 30% do total de amputações. Em 2015, até outubro foram nove casos.
   “A amputação de pés ou de dedos dos pés em diabéticos é muito frequente e está aumentando porque a prevalência da doença também tem crescido entre a população”, disse a professora do Departamento de Enfermagem da UEL, Márcia Eiko Karino, que fez do tema sua dissertação do mestrado em 2014.
   Segundo ela, já houve maior preocupação do Ministério da Saúde em promover campanhas sobreo assunto. “Hoje,  no atual governo, não tem mais. E são medidas simples que os diabéticos precisam conhecer para prevenir consequências muito danosas. Se trabalhar a monitoração da glicose, seguir as orientações de nutricionistas e mais alguns pequenos cuidados, dá para evitar a amputação”.
    Vanda Pimenta Santana de Oliveira acredita que poderia ter evitado a amputação dos dedos se tivesse mais informação sobre a doença, com a qual convive há 15 anos. “Eu não sabia que diabéticos  não devem usar chinelos, justamente para ter o pé mais protegido. Um caco de vidro entrou no meu chinelo e ficou machucando meu pé, mas eu não percebi, por causa da falta de sensibilidade.” Quando se deu conta, o local já estava infeccionado e necrosado. Dois dedos foram amputados. A cirurgia foi feita em Junho de 2014, mas ela continua com o pé enfaixado porque ainda não ouve cicatrização, outra deficiência provocada pela doença.

   Conclusão

   Preocupados com a falta de informação e de atenção aos pés dos diabéticos, um grupo se reuniu na última quarta-feira para discutir o assunto em Londrina. A iniciativa foi da enfermeira e coordenadora do curso de Podologia da Unifil EAD, Cleonice Cartolari Figueiredo. “Criamos uma comissão que vai elaborar algumas ações e políticas públicas para apresentar ao Município. Nós temos, por exemplo, o atendimento de podólogos na rede municipal, mas é tão restrito que é muito difícil conseguir marcar horário.”
  Segundo ela, o serviço de podologia é fundamental para os diabéticos, já que uma fissura no pé, uma micose ou corte incorreto das unhas pode representar a perda do membro. “A complicação no diabético é muito rápida. Ele pode perder o pé em dois dias!, alertou Cleonice. (
JULIANA GONÇALVES, gonçalves@gazetadopovo.com.br página 10, geral, SAÚDE, fim de semana, 14 e 15 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares