quinta-feira, 19 de novembro de 2015

'ESCOLA SEM PARTIDO' É INCONSTITUCIONAL



   O projeto de lei denominado “Escola sem partido”, em discussão atualmente na Assembleia Legislativa do Paraná, apresenta dois equívocos fundamentais: um constitucional e outro educacional.
  
O equívoco constitucional é simples. O referido projeto atenta contra a Constituição Federal, que reza em seu artigo 206 que: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 7.II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; 7. III- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições publicas e privadas de ensino”. Portanto,  a inconstitucionalidade do texto é gritante.
   O segundo equívoco, o educacional, é mais amplo e complexo. O projeto parte de uma concepção ingênua da psicologia do estudante, uma concepção aberrante de educação, uma criminalização prévia e suspeição ética de todos os professores e a ideia de que o Estado é neutro, entre outras.
   Ao contrário, do que pensa os proponentes, o estudante não é a “a parte fraca” da relação de aprendizado, mesmo porque o aprendizado não é disputa de forças. Se os deputados visitassem as escolas de hoje em dia, perceberiam que os estudantes são seres com vontade própria, críticos, ativos, participantes e defensores de seus direitos. Não compõem rebanho.
   Ao contrário do que pensam os proponentes, à educação escolar não cumpre reproduzir o mundo doméstico, mas abrir o leque de possibilidades culturais, científicas, filosóficas e humanas. Cumpre dar acesso ao conhecimento historicamente elaborado pela humanidade, independentes de seus criadores serem cristãos, judeus, muçulmanos, de religiões de matriz africana, agnósticos, capitalistas ou socialistas, hetero ou homossexuais, e assim por diante.
   A educação não pode nem deve criar uma bolha privada em volta de cada aluno, ou não se cumpre o que o próprio apóstolo Paulo recomendou: “Experimentai tudo e retei o que for bom”.
   Ao contrário do que pensam os proponentes, os professores são, por princípio, profissionais éticos, justos, pluralistas, acostumados a dar voz a todas as opiniões e argumentos. Claro que cada um tem opinião: ter posições e ter lado nos debates é inevitável, mas isso não impede o diálogo democrático e o respeito às diferenças. Claro também que há exceções, que devem ser coagidas com as leis já disponíveis. Mas, sem nenhuma base, nenhum estudo, os proponentes julgam que a doutrinação é generalizada, e criminalizam a priori todos os professores, invertendo o princípio de que todos são inocentes até prova em contrário. E essa generalização sobre os professores merece o nosso mais firme repúdio.
   O projeto quer colocar uma espada pendendo sobre a cabeça de cada homem e mulher que dedicou sua vida à docência, como se não bastassem as recentes humilhações e usurpações de direitos que foram impostas  este ano professorado do Paraná.
   Por fim, ao contrário do que pensam os proponentes, o Estado não é neutro, o Estado é laico. A diferença é que na laicidade, o Estado não assume uma posição de acordo com uma fé ou doutrina, mas sim garante a liberdade de culto, a liberdade de expressão, a liberdade de cátedra, a liberdade de organização e manifestação para todas as formas de pensamento,  desde que não atendem contra a democracia, a integridade nacional e as demais cláusulas pétreas da Constituição. ( ANGELO PRIORI, historiador, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá e presidente da Associação Nacional de História, Núcleo Regional do Paraná, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 15 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares