terça-feira, 10 de novembro de 2015

CUIDE DOS OLHOS, CONTROLE O DIABETES


Cerca de sete em cada dez diabéticos desconhecem a retinopatia diabética, lesão que pode causar cegueira

   Você tem diabetes? Se a resposta foi positiva qual foi a última vez que você foi ao oftalmologista? Essa é uma pergunta que todas as pessoas que têm a  doença devem se fazer, pelo menos uma vez por ano.
   O motivo? As doenças de retina que podem causar cegueira acometem, principalmente, os indivíduos que têm diabetes. “Muitos diabéticos chegam ao consultório em situação tardia, ou seja, com indicação cirúrgica, que é uma das últimas  tentativas para salvar a visão”, diz André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira Vítreo ((SBRV).
   Com a proximidade do Dia Mundial do Diabetes ( 14 de novembro ), entidades e classes médicas estão reforçando o alerta para a prevenção. Em um país onde 13 milhões de pessoas sofrem com a doença, o importante é ficar de olhos bem abertos sobre os cuidados e buscar informação.
   Com alta prevalência entre a população – cerca de 10 milhões  de brasileiros são acometidos por doenças da retina – a retinopatia diabética requer maior atenção, pois é a principal causa de cegueira m adultos,  entre 19 e 60 anos.
   Para se ter uma ideia, 90% dos pacientes com diabetes tipo 1 e 60%, com o tipo 2, devem desenvolver a retinopatia diabética ao longo da vida, segundo a (SBRV). A doença ocorre pelo acúmulo de açúcar nos vãos sanguíneos que irrigam a retina. “Com isso o sangue não corre bem pelos vasos que começam a ficar mais tortuosos, podendo ocluir ou romper e provocar uma hemorragia ou descolamento da retina”, explica Gomes.
   Além da retinopatia , o paciente pode manifestar o edema macular diabético  (EMD), que promove  um inchaço da retina. O perigo é que ambas são doenças silenciosas que podem evoluir para quadros graves. Sem diagnóstico e tratamento, a visão começa a se tornar borrada e distorcida até a perda total.

   PESQUISA INÉDITA

   Apesar dos motivos já serem suficientes para falar sobre essas doenças, uma pesquisa inédita conseguiu ainda dar mais holofotes para o assunto. Foram ouvidos 932 pacientes diabéticos, entre 20 e 65 anos , sendo a maioria com tipo 2 (66%).
   O levantamento foi realizado em cinco regiões do País e o Paraná representa 4,6% da amostra. Questionados sobre a retinopatia diabética, 69% disseram não ter conhecimento e 62% responderam não fazer acompanhamento com um especialista  em retina. Em relação ao tratamento, 69% desconhecem as terapias disponíveis.
   “Boa parte dos casos de cegueira pode ser evitado.  Todos podem se beneficiar pela eficácia dos tratamentos atuais, apontados por 90% das pessoas como responsáveis pela melhora da visão”, completa Gomes, ressaltando a necessidade de mais informação.
   De acordo com a pesquisa, apenas 34% dos médicos endocrinologistas são fontes de informação sobre retinopatia diabética. O oftalmologista, em geral, foi apontado por 33% e a internet, 22%.
   Há três anos, a SBRV promove a campanha “Veja bem, Veja para Sempre", para reforçar a  prevenção, aliado a adoção de hábitos saudáveis.

      DESCUIDO

      O médico oftalmologista Gildo Fugii, especialista em retina, conta que, no dia a dia do consultório em Londrina, cerca de 40% dos pacientes são diabéticos. Em outros números, ele observa que há um certo descuido da população em fazer os exames rotineiramente.
   “Se pegarmos  cem pacientes, por exemplo, 25 são muito preocupados  e vão às consultas, outros 25 não têm preocupação nenhuma por não terem conhecimento da gravidade e os demais, 50, são mal informados ou tem um grau baixo de preocupação”, contabiliza Fugii, ao salientar que “as pessoas com conhecimento maior sobre o  diabetes e as doenças associadas, consequentemente, buscam acompanhamento de especialistas”.
   Fugii explica que a retina é um tecido que somente um médico pode acessá-la e avaliar.  “O  paciente não vai sentir nada. Geralmente, os sintomas só aparecem quando a patologia já existe. Assim, a única solução é iniciar imediatamente o tratamento”, alerta.
·        A repórter viajou a  convite da SBRV.

SERVIÇO
Mais informações no site www.vejaparasempre.com.br



‘DEPOIS DO QUE PASSEI, NÃO DESCUIDO MAIS’

   Assim, como muitos diabéticos, a pedagoga aposentada Maria Delavil Motte de Almeida não incluía a consulta a um oftalmologista como parte dos cuidados com a doença. “Não ia porque minha visão era normal”, justifica. Mas agora, o discurso mudou,  assim como as visitas ao especialista em retina. “Hoje vou a cada três meses. Depois do que passei, não descuido mais dos olhos”, diz.
   Diagnosticada como diabética há cerca de 20 anos, Maria não imaginava que a doença poderia lhe causar complicação na visão, mas, dez anos atrás, começaram a surgir manchas no campo visual do olho esquerdo, sintoma da retinopatia diabética.
   “Fiz  tratamento com laser e tudo se resolveu. Em 2011, fiz uma cirurgia, mas era por causa da catarata. Hoje, enxergo bem, e o mais importante é que aprendi a não descuidar mais”, comenta Maria, que adotou hábitos alimentares mais saudáveis e passou a praticar exercícios físicos.
   “Tenho conhecidos que sofreram muito com o diabetes.  Alguns tiveram que amputar membros e outros têm sérios problemas de visão. O importante é estar informado. Vontades eu tenho, mas não quero ter mais complicações”, completa.
   O controle do diabetes é parte fundamental no tratamento, que também vai depender do estágio da doença. Na retinopatia diabética, as opções terapêuticas podem ser fotocoagulação a laser, uso de esteroides, antiangiogênicos, cirurgia e laser micropulso. (M.O).

   SAIBA MAIS
                                          


   Conheça as principais doenças ds retina

RETINOPATIA DIABÉTICA – É a principal causa da cegueira na população adulta , entre 10 e 60 anos. Ela é causada pelo acúmulo de açúcar nos vãos sanguíneos  que irrigam a retina
EDEMA MACULAR DIABÉTICO (EMD)- Aqueles que têm retinopatia diabética também podem  manifestar o EMD,  provocado pelo acúmulo de líquido e de proteínas na região da mácula, responsável pela visão central e das cores. A retina fica inchada, prejudicando a visão.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA Á IDADE (DMRI) – A DMRI afeta a mácula e é uma das principais causas de cegueira na terceira idade. – Pessoas acima dos 50 anos, com histórico familiar da doença, que tem pele e olhos claros, (azuis ou verdes), fumantes, obesos ou que se expuseram demais à radiação solar,  devem ficar atentas aos sintomas de manchas ou distorções n visão central do olho.
OCLUSÃO VENOSA DA RETINA (OVR) – A doença consiste na obstrução de uma ou mais veias que irrigam a retina. Há dois tipos da OVR e os fatores de riscos principais são: idade avançada, pressão arterial elevada, alta taxa de gordura no sangue, diabetes, glaucoma e problemas de coagulação. 
DESCOLAMENTO DA RETINA - Também pode levar à cegueira. Os quadros ocorrem espontaneamente devido ao deslocamento posterior do vítreo e também por traumas na face e olho. (M.O).  Foto Arte.( MICAELA ORIKASA – REPORTAGEM LOCAL, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 9 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA ( MICAELA ORIKASA – REPORTAGEM LOCAL, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 9 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares