sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RESTABELECER O ANTIGO ISLÃ, A META DO EI




   A luta violenta do islamismo ortodoxo, conhecido como Estado Islâmico (EI) e com o qual não pactua a maioria dos islâmicos, é fundamentalmente religiosa e visa a preservação dos preceitos do Corão em sua forma que concebe como a original. Para isto, vale-se de todos os meios para exterminar os considerados infiéis e reimplantar o califado, que segue com absoluta fidelidade os passos do profeta e que estão consubstanciados na Sharia, o código de leis do Islã. É uma cruzada de fanáticos, estribada em profundo fervor religioso, e seus combatentes matam, mutilam, escravizam e morrem pelo que consideram uma causa divina. E também se apropriam de territórios, bens, armamentos e propriedades que conquistam, como as petrolíferas que lhes rendem fortunas. Com esse dinheiro – fala-se em mais de um milhão de dólares ao dia só com o petróleo – financiam a luta e recrutam simpatizantes, oriundos de vários países e no geral gente marginalizada.
   Esses militantes consideram que restabelecer o Islã tradicional e manter a fidelidade à lei islâmica é uma obrigação, e acreditam na “natureza sagrada” dessa missão. Não há, portanto, possibilidade de diálogo que reverta esse propósito, porque eles visam eliminar os apóstatas e acreditam que assim abreviam o fim dos tempos e se estabeleça uma nova ordem, à luz dos ensinamentos do Corão, o livro ditado a Maomé. Conforme declarou um de seus líderes,  o objetivo é redesenhar o mundo segundo a metodologia profética. Conforme essa crença, a luta armada – violenta como tem sido – não é uma brutalidade, mas um ato de misericórdia. O Estado Islâmico não delimita fronteiras, porque visa toda a humanidade, e não teme uma eventual intervenção externa, e diz-se que até a deseja, eis que assim seria reconhecido e isto lhe daria credibilidade. Seus inimigos não são propriamente nações, mas a legião dos renegados e as minorias religiosas.
   Interessante que adeptos do EI – muitos recrutados pela internet – acham que estão do lado do bem e que lutar pela causa é não só um dever, mas sentem prazer nisso, e maior mérito há quanto mais pesado o fardo Outros ganham dinheiro. “Allah é grande” é um dos brados dessa luta sinistra. Allah é o mesmo Deus de todas as religiões. Os muçulmanos que não concordam com esse extremismo, e mesmo os combatentes, louvam Maomé em primeiro lugar, e também Jesus. Os radicais do Ei parecem não se preocupar com o sofrimento de tanta gente em consequência dessa cruzada de extrema violência. Bashar Al-Assad, o ditador sírio (no poder há quatro décadas) de sua vez visa salvar o que resta da Síria e seu próprio reinado, e muitos entendem que sua eventual renúncia não aplacaria a progressão do Estado Islâmico e a fúria dos jihadistas, este um grupo aliado altamente treinado e disciplinado e adepto do combate violento.
   E por que matar inocentes em Parias? Por posições da França contra o EI e, supõe-se, ainda por causa dos deboches ao profeta feitos pelos cartunistas dp Charlie Hebdo. E porque desejam continuamente marcar presença, tornar-se visíveis e não demonstrar enfraquecimento. Seus porta-vozes afirmam que a França sofrerá mais atentados. Agentes externos envolvidos também tiram proveito (sobretudo econômico) desse conflito, que mais se expande e não tem perspectiva de terminar. Estrategistas afirmam que são grandes os riscos de uma escalada contra o Estado Islâmico, o que poderia gerar uma nova guerra, de grandes e incontroláveis proporções. ( WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 20 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares