terça-feira, 17 de novembro de 2015

JUNTOS, NUTRIÇÃO E FITOTERAPIA SÃO REFORÇO EXTRA PARA O CORPO




   Vários estudos têm mostrado a aproximação das duas áreas, com resultados que aparecem quando há uso das ervas aliadas à alimentação equilibrada e individualizada
   O açafrão é uma raiz  pertencente à família do gengibre que funciona como um ótimo tempero. Além disso, tem entre os componentes excelentes antioxidantes, que ajudam a proteger contra artrite e outras doenças. Parceria ideal de uma maçã picada ou de um café passado, a canela contém princípios ativos que melhoram a circulação sanguínea. Já o famoso chá de camomila, conhecido pelo efeito calmante, também atua aliviando as cólicas intestinais.
   O uso das plantas para tratar e prevenir problemas de saúde é uma prática milenar e há muito reconhecida pela ciência. No Brasil,  os fitoterápicos –produtos obtidos exclusivamente pelas matérias primas vegetais  - são classificados como medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que sejam aprovados em testes laboratoriais e em pesquisas  com seres humanos.
   No ano passado, o órgão passou também os fitoterápicos classificados como “produtos tradicionais”. Nesse caso, o registro pode ser feito apenas com base em informações históricas desde que haja, pelo menos, 30 anos de segurança e eficácia comprovados na literatura.
   Com tantos benefícios para a saúde, os fitoterápicos são usados como tratamento complementar em diversas áreas. Uma das especialidades que tem se destacado nesse sentido é a nutrição.
   Atualmente, a quantidades de publicações sobre as ações terapêuticas das plantas tem crescido muito, assim como o interesse nesses produtos por parte da nutrição. A  fitoterapia auxilia não só na perda de peso, mas também no correto funcionamento do organismo como um todo”, explica a nutricionista funcional Juliana Bueno, especialista em fitoterapia.
   Dentre as mais recentes pesquisas que mostram essa aproximação das duas áreas está um estudo realizado na Índia e publicado na revista Journal of Breast Cancer. O trabalho aponta que o consumo de curcumina, substância presente no açafrão, contribui para induzir células de câncer de mama à morte.]

   MAIS PLANTAS

   À medida que a química foi se aprimorando, pesquisadores começaram a isolar das plantas os princípio ativos responsáveis pela ação medicinal. Desenvolveram, então, medicamento e produtos nos mais variados formatos – cápsulas, xaropes, pílulas – à base dessas substâncias. Só que acabaram deixando de lado o seu potencial também in natura.
   Conforme o naturólogo e membro do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito) Guilherme Roifsen, uma das principais contribuições da nutrição está sendo aproximar os benefícios da fitoterapia ao dia a dia das pessoas por meio da dieta:
   “Saber orientar o  paciente sobre uma refeição equilibrada, recomendando incluir nas refeições elementos como o alho ou temperos, que têm potencial fitoterápico, é muito importante para otimizar os resultados de um tratamento.
   Para a nutricionista Juliana Bueno, é possível reduzir diversos sintomas relatados pelos pacientes por meio do uso das ervas à alimentação equilibrada e individualizada. O uso de produtos fitoterápicos serve como um complemento que potencializa os resultados.
   “A alimentação é o pilar do trabalho do nutricionista, mas os chás e, em alguns casos, os extratos de fitoterápicos manipulados podem acelerar algumas conquistas na saúde dos pacientes.(JAQUELINE SORDI/AGÊNCIA RBS).

   Resolução

   PRODUTOS DEVEM SER PRESCRITOS

   Ainda que seja benéfica na maioria dos casos, é fundamental que aprescrição desses produtos seja feita por um profissional qualificado. Em 2013, o Conselho Nacional de Nutricionistas publicou uma resolução que regulamenta a prática da fitoterapia pelos profissionais da área, concedendo a eles um respeito legal para prescrever os produtos. A resolução, entretanto, foi alterada nesse ano e, a partir de 2016, somente os nutricionistas que portem um título de especialistas em fitoterapia poderão recomendar os fitoterápicos. Conforme a nutricionista Gilberti Hubscher, membro do Conselho Regional de Nutricionistas, a indicação de fitoterápicos, assim como de qualquer dieta, deve ser feita a partir de uma
carga genética.

   Fique por dentro

   DENTE-DE-LEÃO
   (taraxacum officinale)
   indicações
 
Estimular o efeito detox
  Reduzir a retenção de líquidos no organismo
  Modo de usar
  Infusão das folhas secas – uma colher de sopa da erva para cada 2oo ml da água quente – oi consumo das folhas in natura como salada

  ESPINHEIRA SANTA
 
(Maytenus ilicifolia)
  indicação
  gastrite e úlcera
  Modo de usar
 
Infusão – uma colher de sopa da erva para cada 200 ml da água quente

  TREVO VERMELHO
 
(Trifolium pratense)
  indicação
  Reduzir os calorões da menopausa
  Modo de usar
 
Cápsulas prescritas por profissionais especializados

  COLEUS FORSKOHLH
 
  Indicação
 
Aumentar a lipose (quebra das moléculas de gordura do organismo e acelerar o metabolismo (gasto energético)
  Modo de usar
 
Cápsulas prescritas por profissionais especializados

  HIBISCO
  (
Hibiscus sabdariffa)
  Indicações
 
Reduzir a pressão arterial
  Reduzir o risco de arterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas pardes de artérias)
  Modo de usar
  Infusão – uma pétala de para cada 220 ml de água quente

  CANELA
  (Cinnamomum zeylanicum)
  Indicação
 
Reduzir a glicose
  Modo de usar
 
Pode ser adicionada em frutas, vitaminas, sucos, bolos e chás.

  GRIFFONIA SIMPLICIFOLIA
  Indicação
 
Ansiedade e depressão
  Modo de usar
 
Cápsulas prescritas por profissionais especializados


  ALCACHOFRA
 
(Cynara scolimus)
  Indicação
  Reduzir o colesterol e auxiliar na proteção hepática)
  Modo de usar
 
Infusão – use uma colher de sopa da erva para cada 200 ml de água quente. Como tem gosto forte, em alguns casos é mais fácil usar o composto em cápsulas. ( FONTE; Página 7, geral , ALIADOS NATURAIS, segunda-feira, 16 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares