domingo, 1 de novembro de 2015

REGRAS CLARAS PARA TER ANIMAIS EM CONDOMÍNIO



A principal norma é o bom senso, mas o regimento deve estar de acordo com a legislação para superar divergências entre vizinhos

A discussão sobre a presença de animais, principalmente cães,, em condomínio verticais não é nova. No dia a dia há divergência entre condôminos que opõem os direitos dos animais, garantidos na Constituição e em leis ordinárias, e os direitos dos próprios condôminos a não serem incomodados. As conclusões apontam para a necessidade de bom senso das partes, de registro por escrito de todas as ocorrências e da fixação clara das regras em regimento interno.
   Danilo Serra Gonçalves, assessor jurídico da regional Norte do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), diz que nas divergências que chegam aos tribunais, as decisões têm garantido o direito de manter o animal na sua unidade, desde que não prejudique o sossego, a salubridade e a saúde dos demais condôminos.
   “Orientamos os síndicos a exigir no regimento interno regras claras para disciplinar a manutenção dos animais, mas também evitar incômodo.” Gonçalves alerta que a forma de transporte dos animais deve ser fixada claramente, levando em conta a legislação. A salubridade deve ser garantida, com exigência da carteira de vacinação em dia e asseio. E práticas de maus tratos devem ser comunicadas.
   Normalmente, com bom senso, situações extremas são neutralizadas pelas próprias assembleias de condôminos. Foi um caso narrado por Cristina Fujarra, que participava em 2013 da diretoria do condomínio de seu prédio, quando se viu em meio a uma polêmica séria no processo de aprovação do regimento. “Alguns condôminos defendiam que os animais tivessem acesso ao elevador social, ao mesmo tempo em que queriam obrigar que os colaboradores do prédio ficassem limitados ao elevador de serviço”, conta.  A assembleia acabou aprovando que os animais ficassem restritos ao elevador de serviço e próprios condomínios decidissem se seus colaboradores teriam ou não acesso ao elevador social.

   IRREVERSÍVEL

    Gonçalves explica que o bom senso é necessário, pois a presença de animais em condomínios é  irreversivel.  Ele cita o exemplo do próprio condomínio, que tem 128 moradores em 60 apartamentos, com 28 animais.  “As  regras devem ser respeitadas.  As pessoas estão envelhecendo, precisam de companhia e optam por um animal, uma forma de doação de carinho.  As crianças precisam de contato com os animais. Quem não gosta de animais deve ter bom senso de respeitar quem gosta, disse. 
   A legislação prevê a garantia do direito do cidadão à propriedade e das regras vigentes no seu interior. Garante também aos animais o direito de proteção contra maus tratos. O vizinho tem o direito de reclamar ao síndico quando se sentir incomodado. O livro de registro é o canal para as denúncias. Os síndicos devem ter cuidado de ter à mão os contratos com os donos dos animais para acioná-los a qualquer hora. ( MARCOS CESAR
 GOUVEA, mgouvea@jornaldelondrina.com.br  página 7, geral, CONVIVÊNCIA, domingo, 1 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares