domingo, 1 de novembro de 2015

A VARA DO CIDÃO

 


   A vara do Cidão se foi. Ele me deu de presente depois que também se foi e, uma semana depois, sua mãe chamou:
   - O Cido disse que queria deixar suas varas de pesca para os amigos. Esta ele falou que é pra você.
   Uma vara amarela, com cabo de madeira, coisa fina como Cido gostava. E me deu tantos peixes! Mas era manhosa: se a outra var pegasse três  peixes seguidos, e ela nenhum, então ela se negava, passava a tarde toda sem nem triscar, quietinha que só. Mas, na pescaria seguinte, pegava três peixes enquanto a outra nada pegava.
   E gostava de elogios. Pegava um peixe, eu elogiava – você é a vara mais bonita deste pesqueiro – e ela pegava outro peixe em seguidinha.
   Foi companheira de tardes surpreendentes, com voos de garças e cantos de passarinhos, a brisa enrugando a lagoa, o teatro magnífico do Sol poente, até o dia em que, de repente, mal ouvi a sineta, vi minha companheira ser arrastada para a água, feito uma cobra reta a deslisar pela grama. Pulei, tentando pegar, mas que! Tentei puxar do fundo com anzol e chumbada, e nada. Então me conformei: vara do Cidão, descanse em paz. Lembrei um dito dele:
   - Tudo passa – completando com olhar matreiro – E tudo fica.
   Um dia, resolvi perguntar:
   - Como assim, Cidão, se tudo passa como é que fica?
   Ele respondeu sorrindo com seu olhar menino:
   - Fica pra pegar a vida, ué. Cada instante que passa, fica enquanto é vivido.
   Sim, Cido, tua vara me lembra que tudo que temos é tempo , apenas tempo, que gastamos vivendo, tempo que vai morrendo para nos pagar a vida.
   Sempre  admiro de saber que os cientistas continuam tentando aprimorar a teoria do Big-Bang para explicar o começo do Universo. Mas, ora, se existiu um Big-Bang que tudo teria começado, o que existiria antes dele? Nada? Mas como é possível nada existir? Mais incompreensível de que tudo existe infinita e eternamente, é a ideia de que nada exista. Então tudo teria vindo do nada?...
   Acho confortador pensar que tanto o Universo quanto a Eternidade são incompreensíveis, e assim resistirão a quantos super-telescópios enviarmos ao Espaço, a quantas teoria inventarmos para sondar o que está além de qualquer sondagem. Lembro da frase taoísta: Deus é a palavra que inventamos para expressar nossa perplexidade diante dos mistérios absolutos do infinito, da Eternidade e da existência”.
   Uma coisa só é certa: o ontem e o amanhã estão no instante. No instante em que tua vara se foi Cidão, foi como um clarão a dizer que um dia também irei, todos iremos, e isso é que faz de cada momento o melhor tempo da Eternidade, e o chão que pisamos o melhor pedaço do infinito.
   Ou: o tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, e o tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tem. ( Crônica do escritor londrinense DOMINGOS
 PELLEGRINI, página 21, cultura, espaço DOMINGOS PELLEGRINI  d.pellegrini@sercomtel.com.br  facebook.com/escritordomingospellegrini domingo, 1 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares