domingo, 8 de novembro de 2015

COMO SONHAR POEMAS



   Sonhos nos abrem as portas para muitas coisas, mas é preciso saber “ouvi-los”


   Outro dia tive um sonho interessante, estava num desses lugares isolados do Brasil, num desses confins que misturam áreas plantadas e florestas. Estava ali para fazer um trabalho e diante de um campo cultivado, que se misturava à paisagem primitiva, conversava com uma pessoa sobre a capacidade de se adaptar a lugares novos. Então, eu disse: “a gente precisa aprender a ouvir o silêncio”. Fiquei ali bem quietinha, admirando o lugar como sempre faço quando encontro uma paisagem nova, para quebrar o silêncio só se ouvia o vento, que é também um elemento quase silencioso porque exige treino para ser ouvido. Por isso tem gente que nunca escuta, não presta atenção a ele, mas no sonho eu tinha ouvidos de bicho.
   Os sonhos sempre intrigaram a humanidade, desde as profecias bíblicas inspiram as pessoas a tomarem decisões e atitudes, como se os olhos de dentro vissem coisas que às vezes é difícil enxergar com os olhos de fora. Dentro de nós as coisas existem como imagens, tanto assim que Freud tomou a imagem como “linguagem do inconsciente”, esse mesmo que muitas vezes se expressa no sonho.
   Conheço pessoas que jogam na loteria baseadas em sonhos, levam a sério cada dezena ou centena que vislumbram como possibilidade de aumentar a fortuna, mas sua meta sempre é ganhar na milhar, os seres humanos sempre desejam mais do que às vezes realmente precisam. Conheço pessoas que sonham com futuros amores e futuros negócios, são intuitivas a ponto de anteciparem em vários dias ou anos um acontecimento que determina o rumo de suas vidas.
   Entre meus sonhos mais instigantes está aquele em que vi uma casa com as paredes escritas. Tempos depois, vi uma foto que reproduzia exatamente essa imagem, uma casa escrita do chão ao teto, mas nunca soube direito o que me sonho significava, a não ser que t vivo também  numa casa de palavras.
   Alguns autores estabelecem a diferença entre “olhar com olhos de dentro” e “olhar com olhos de fora”. Para ter atenção focada, “olhar com olhos de fora” não é suficiente, neste caso normalmente a pessoa é dispersiva, qualquer coisa lhe desvia a atenção, sendo seu olhar muito passageiro sobre tudo. Já “olhar com olhos de dentro” significa ter atenção focada, fazer associações dos acontecimentos ou das circunstâncias  com seu repertório, sua cultura, de modo que a costura do externo e do interno resulta numa aprendizagem. Assim, por exemplo, é possível oferecer um recurso cognitivo nas salas de aula, quando o professor oferece ao aluno conteúdos que se somam à sua bagagem cultural, fortalecendo as referências e ampliando sua compreensão.
   De certa forma, o sonho e a somatória dos fatos mais corriqueiros ou de nossas preocupações cotidianas com conteúdos ou camadas profundas de nossos desejos, alguns que até desconhecemos. Não ignoro que meus sonhos com campos cultivados dividindo  espaços  com as florestas tem a ver com a realidade do Brasil, da mesma forma que tem a ver com meu desejo de que as florestas originais possam conviver com modos produção sem a extinção da natureza e sem a extinção do homem.
   Mas a frase que disse durante o sonho, “é preciso ouvir o silêncio”, trouxe-me outro enigma, como se exigisse de mim uma acuidade que está além dos palavrórios, dos noticiários e dos discursos. Essa frase tem alguma coisa de sabedoria primitiva, de conselho para que eu não me perca nas aparências do mundo, mas busque a sabedoria de ver as coisas com outros olhos. Por isso, tomei meu sonho como motivação para a poesia, que também me leva a considerar a subjetividade da linguagem oculta que, no entanto, pode significar tantas descobertas. Até por isso, foi possível transformar este sonho nma crônica, num texto e daqui pretendo ensaiar novos voos, no fundo, sei que ando sonhando poemas. ( celia.musilli@gmail.com  página 4, FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI , domingo, 8 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares