sábado, 7 de novembro de 2015

O GIRASSOL



   Era um dia escuro e cinza, quase chuvoso, quando minha irmã se mudou para a rua ao lado. A casa, como muitas na cidade, tinha um quintal todo cimentado, de cima abaixo. Até havia sinal de uma floreira que acompanhava todo o perímetro do quintal, colado ao muro, cimentada. Normal. 
   Na correria do dia a dia na cidade ninguém tem tempo para pensar no que falta no quadro que vê cotidianamente. Nem quando o calor castiga pensamos que a solução mais óbvia é plantar árvores. Preferimos sonhar com os aparelhos de ar condicionado que se entulham em promoções caríssimas nas portas das lojas de móveis. 
   Quando falta água, nem lembramos que o asfalto é impermeável, pensamos que calçada boa é de cimento e bueiro leva água das chuvas para o esgoto, não para os lençóis freáticos. Sentimos que falta algo na nossa paisagem no nosso habitat, mas não nos lembramos mais o que pode ser. 
   Estamos muito ocupados para perceber que na busca pela praticidade, cimentar o quintal, ao invés de juntar as folhas caídas da troca de estação. E seguimos, no fluxo interminável de tarefas e pressas, sem ao menos perceber que a cada dia, uma árvore a menos atrapalha a calçada, um pedaço a menos de chão suja de barro nossos sapatos, que menos folhas entulham os quintais. 
   E assim era aquele pedaço de cimento e pedra ao fundo da nova casa da minha irmã, no coração de Votorantim. Um incômodo. Aquele incômodo que a gente sente quando sai de casa sabendo que esqueceu algo e não consegue se lembrar o quê. A gente puxava a cadeira para conversar no final de um dia de muito calor à sombra da casa e olhávamos para o cinza em volta, sem ao menos dar-nos conta da ausência. 
   Eu visitava sempre a minha irmã. Hiperativa, chegava pulando muro e portões e gritando o nome dela: “Dirlei!” O corredor da rua dava acesso para o quintal e para a porta dos fundos, que estaria aberta, se ela estivesse lá, claro. Menos tempo de espera entre eu, o sofá e a taça de sorvete. 
   Nesse dia, em particular, quando cheguei do cursinho pré-vestibular, corri para a casa dela. Fui logo pulando muro e portão num salto, chamando pelo nome e ouvindo a conversa no fundo da casa. Minha mãe estava com ela. As duas olhavam admiradas para um canto no quintal. Quando me aproximei, vi o que chamava a atenção das duas. No meio do concreto, cercado de cimento, sem rastro, nem pistas, nasceu um girassol. Nosso olhar e nosso silêncio só indagavam uma questão: Como? ( PATRÍCIA MARIA ALVES, Jornalista na FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 7 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares