quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CIRCO EM TRNASFORMAÇÃO



   O argentino Mariano Lopez e o canadense Emmanuel Bochud, do Cirque du Soleil, estão na cidade em intercâmbio com a Escola de Circo de Londrina

   Eles  são um bocado maluco, mas no melhor sentido da palavra. São palhaços, psicólogos, formadores de educação circense, e viajam o mundo pelo compromisso pessoal de acreditarem na arte como meio de transformação do ser humano. Através do Circo Social, um projeto que atua como “braço” do famosa Cirque du Soleil, a dupla veio diretamente de Montreal (Canadá, sede base), para a Escola de Circo em Londrina. O motivo? Ensinar e aprender.
   Mariano Lopez, natural da Argentina, e Emmanuel Bochud, canadense, fazem parte da equipe Cirque du Soleil. E, neste intercâmbio, desenvolvem atividades de formação junto aos educadores de circo em diversos países. “Já estive no Brasil algumas vezes, mas esta vinda é muito importante, pois nossa relação com o  Brasil já dura 20 anos”, afirma Emmanuel, que integra o conselho de base do projeto.
   Organizar as formações, estratégias de concepção em diferentes territórios pelo mundo e contribuir para  o desenvolvimento da ementa pedagógica , fazem parte da funções que Emmanuel cumpre no Soleil. “Trabalhamos  em diferentes etapas e este ano estamos em uma etapa fundamental aqui em Londrina. Trata-se de ensinar tudo que nós, como formadores, conhecemos da metodologia para os educadores locais. É um passo muito importante porque a partir disso os educadores daqui irão absorver o conteúdo adequado para contexto local. É um momento de autonomia”, explica.
   Questionados sobre o “brilho” de fazerem parte de um circo tão famoso como o Soleil, Emmanuel comenta que, em primeiro lugar, ele trabalha com uma realidade de transformação, compartilhando o que sabe com os outros.
   Aqui no Brasil, de uma maneira pessoal, eu pude aprender muito por causa da atitude do brasileiro, com sua generosidade, alegria... A  nível profissional, o Brasil é uma referência em circo social.  Tudo  o que aprendemos aqui podemos levar para outros países e outros contextos”,  enfatiza.
   Mariano, que também atua como psicólogo, acrescenta que cada país tem seu estilo e característica ,mas o que é fundamental neste processo é a história. “ Em se tratando de Brasil, o Circo Social tem uma participação política dentro dessa formação, e em todos estes anos que estou em contato com Soleil, a maior parte dos educadores brasileiros vem de projetos sociais. Aqui a arte é o meio, é a pedagogia para mudar a vida de crianças e jovens.

   HISTÓRIAS

   Em todos esses anos Emmanuel já conviveu com muitas histórias diferentes, mas existe uma em particular que ele relembra: “Uma pernambucana que conhecemos durante uma ação desenvolvida pelo projeto na década de 90”, conta. Segundo o artista, a menina foi uma das crianças que saíram de um bairro com a situação muito difícil. Ele cresceu através do projeto e se tornou uma educadora em Circo Social. Há dois anos ela participa da rede e está se preparando para ser uma formadora.
   “Esta,  para mim,  é uma história de sucesso, mas este certamente não é o nosso único objetivo. Nosso compromisso é abrir a mente dessas crianças para um mundo cheio de possibilidades, independentes se o sucesso foi diretamente com o circo e a arte. Somos realistas e sabemos que não se trata de uma fórmula mágica. Trata-se de oportunidade”, destaca.

   DESAFIO


   “Acredito  que a nossa maior dificuldade é o sentimento de impotência quando passamos por lugares onde a injustiça e a desigualdade são demasiadas. Fico pensando em como poderia ajudar mais nessas comunidades. Apesar disso, sabemos que não temos controle sobre isso. Nosso objetivo é apoiar e mostrar que o interesse pelas pessoas é maior que qualquer outro interesse político”, conclui Mariano.
   Segundo Sérgio Oliveira, um dos coordenadores da Escola de Circo de Londrina,  o  intercâmbio com o Cirque du Soleil começou há dez anos. Para ele, a vinda dos formadores para o projeto é muito gratificante. “Nosso  sentimento em recebê-los é o sentimento de vitória. É uma parceria e tanto que a longo prazo nos auxilia na formação e evolução dos alunos”.
   Hoje, existe, quatro pontos no sul do país que estão ligados ao projeto do Circo Social. “Essa rede possui ao todo quase 30 instituições, mas regionalmente nós somamos em sete”. De acordo com Sérgio, a Escola de Circo tem essa parceria com o Social desde o início de suas atividades, há dez anos.
   “Para nós, a troca é muito grande.  Eles bebem da fonte de realidade brasileira a partir desses intercâmbios e em contrapartida nós temos a oportunidade de progredir a partir do contato com estes profissionais”, ressalta Sérgio.
   Hoje, em Londrina, todas as atividades que a Escola oferece são gratuitas e cerca de 500 crianças participam das diversas ações. “No total, somos em 13 educadores, todos oriundos do projeto”, pontua. O maior desafio, segundo Sérgio, é o investimento motivacional e financeiro. “É uma luta, mas a nossa meta é ampliar a visão de mundo desses alunos”, conclui. ( RENATA
 CABRERA  jornalismo@jornaldelondrina.com.br, página 17, cultura, PROJETO SOCIAL, fim de semana 7 e 8 de novembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares