sábado, 21 de novembro de 2015

SOBRE NÃO CONHECER OS VEGETAIS




  Recentemente, meus pais arranjaram um terreno com o intuito de reviver o passado. Lá eles plantam, regam, colhem, trabalham duro, tudo com muito amor e alegria. Eles nasceram, cresceram e se casaram no sítio para só então virem a ter os três filhos na cidade. Eu sou a mais nova deles e, não com orgulho, sou da geração que confunde salsinha com coentro facilmente. 
   Até então, meus problemas de confusão eram resolvidos por plaquinhas em supermercados, aquilo que eu penso ser couve está na prateleira de couve, então está resolvido, é isso mesmo. Seria de uma maldade imensa se alguém achasse engraçado trocar essas plaquinhas para me deixar ali, tentando entender o porquê de um repolho estar tão parecido com couve-flor. Nesses casos, a placa vence e levo coisa errada para casa. 
  Quando penso que estou ficando ágil no reconhecimento dos vegetais, penso em abandonar as plaquinhas tal qual uma criança abandona as rodinhas de apoio da bicicleta. Mas aí veio um final de semana para me dar um tapa na cara sobre o assunto. Fui visitar as plantas dos meus pais e me vi confundindo tudo: fruta com legume, legume com outro legume, verdura com fruta etc. 
    Encontrei uma planta rasteira, com um fruto verde, redondo e já soltei: “Olha lá, já tem uma melancia nascendo, que bonitinha!”, era abóbora moranga. De longe, apontaram para mim o lugar do feijão e eu confirmei a beleza que diziam ter, mas confesso que não tinha certeza sobre qual planta estavam falando. Depois que vi os raminhos, identifiquei, afinal, qual criança nunca plantou feijão na esola? 
   Outra vez elogiei a grama verde do vizinho: era trigo! Ainda bem que não foi para ele. Vou tentar me justificar com a distância que eu estava do local e também porque eu nunca tinha visto trigo plantado em espaço pequeno, até agora não entendi. Passando pela estrada, vi parreiras penduradas em um sítio, perguntei quando era época de uva para o meu pai, ele riu, porque aquilo era chuchu e dava o ano inteiro. 
  Tá aí m mundo que me faz passar muita vergonha. Essas visitam só revelam o quanto eu preciso aprender, o que já vem ocorrendo: Quem diria que casca de arroz faz bem para os morangos? E digo mais, o morango, assim como a alface, pode ser plantado em sistema hidropônico. Viram só? Estou explorando novas áreas e estou gostando, mas há muito que ver, pois, apesar de entender o sistema de produção de morango, sempre vai existir um pepino travestido de abobrinha para me pregar uma peça outra vez. ( LAIS TAINE, diagramadora na FOLHA, página 2, FOLHA RURAL, espaço DEDO DE PROSA, sábado, 21 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares