terça-feira, 24 de novembro de 2015

RSPIDINHAS DE FIM DE ANO


   Novembro já vai terminando e a nossa coluna vai entrar de férias, para retornar no início de 2016. Então, vamos aproveitar nossa última terça-feira com Bem Dito para alguns lembretes e dicas rápidas:
   Se você faz parte dos mais de 21 mil candidatos que vão prestar o vestibular da UEL na próxima semana, fique atento com a prova da primeira fase: ela depende muito de interpretação, já que praticamente todas as questões são baseadas em algum texto. Leia tudo com atenção e cuidado.
   Na segunda fase, temos a prova de português (em que também predomina a interpretação) e a prova de redação, que costuma deixar muitos estudantes inseguros.  Sobre  esse tema, busque no site do vestibular da universidade a revista Diálogos Pedagógicos”, que analisa os vestibulares anteriores e dá exemplos de boas e más redações para cada tema que já foi cobrado.
   Independente de provas e vestibulares, aproveite o fim de ano para ler um pouco. Mesmo que você esteja cansado de estudar ou trabalhar, uma leitura agradável vai ajudar a relaxar e pôr a cabeça do lugar. Descubra (caso ainda não saiba) que tipo de livro vai le dar mais prazer. Pode ser um romance, poesia, biografia, autoajuda ou qualquer outro gênero. Garanto que vai ser muito mais divertido do que ver TV ou discutir futebol com algum cunhado nas festas de família.
   Sempre mantenha a curiosidade, e não tenha preguiça de saciá-la. Se encontrar uma palavra desconhecida, procure descobrir o significado. Se tiver uma dúvida de ortografia, pesquise qual a forma correta. E se não entender um texto, leia novamente. Nunca tenha vergonha de perguntar ou pedir ajuda, se for o caso.
   Quando tiver um tempinho, tente escrever algo. Pode ser uma mensagem de natal, um diário com comentário sobre sua viagem de férias, ou até uma lista de desejos e intenções para o próximo ano. O importante é pôr a mão na massa. Escreva, leia com cuidado o que escreveu e mude tudo o que achar necessário. Quanto mais praticar, melhor ficarão seus textos ( e mais fáceis de escrever, também).
   Lembre-se que texto não são só palavras (texti verbal). Toda imagem ou símbolo que passa uma mensagem também é texto (não-verbal). Então, tente também entender e interpretar tudo o que seja visual.
   Se for viajar nas férias, aproveite para prestar atenção na linguagem do local pra onde for. Repare no sotaque, nas gírias e no vocabulário próprio daquela região. Isso só vai fazer de você um falante melhor, além de ser divertido.
   Preste atenção na linguagem que você usa, seja falando ou escrevendo. Mais importante do que o que uma pessoa diz é o que ela, na verdade, quis dizer. Uma palavra mal ou bem colocada pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso, entre amigos ou até numa paquera. Então, tome cuidado!
   Finalmente, mais do que uma dica, um agradecimento: obrigado por acompanhar nossa coluna toda semana mais esse ano. Espero ter conseguido ajudar você a entender melhor sua língua e tudo que vem junto com ela. E termino com um pedido: mande suas opiniões, comentários e dúvidas para o nosso email *bemdito14@gmail.com). A coluna é feita para você, então, também por você. Boas férias e até 2016! ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, página 5, FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 24 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares