domingo, 22 de novembro de 2015

TEMPO DE APRENDER



   Médico de Londrina integra equipe de voluntários que foi a Moçambique montar unidades de tratamento em um orfanato

   “Enquanto você doa seu coração. Não vai adoecer!” É com esse pensamento que o médico Tsutomu Higashi continua, aos 73 anos, buscando formas de ajudar o próximo. No início de Outubro ele participou de uma viagem a Moçambique, na África, para montar uma unidade de tratamento com ozônio, em um orfanato. Na erquipe de voluntários estavam médicos, enfermeiros, psicólogos e engenheiro.
   Ele conta que a ideia surgiu depois de conhecer um missionário deste orfanato, que abriga cerca de 300 pessoas em um distrito da cidade de Maputo, capital do país. “Conversando  com ele achei interessante ter o ozônio na casa. É algo bastante simples de ser operado e serve para limpar feridas e aumentar a imunidade. Ficamos uma semana montando essa unidade. Eu queria levar algo em lugar sem recursos para poder ajudar as pessoas. Convidei um colega meu, que tem grande coração. Penso que a gente aprendeu tanto na vida, por que não fazer um trabalho comunitário?”, questiona. 
   Higashi conta que ficou impressionado com a realidade do local, pois embora Maputo seja bem desenvolvida, o entorno se mostrou carente. De acordo com ele, no distrito não há médicos e as pessoas são atendidas por médicos voluntários que passam pelo local de tempos em tempos. Por isso, montar  o laboratório e treinar pessoas com noções de enfermagem para usar o equipamento foi algo bastante importante. 
   Com pouco mais de um mês de serviço implantado, o médico conta ter recebido mensagens positivas e relatando casos de pessoas que já se beneficiaram com o tratamento. A ideia agora  é ajudar outras comunidades. “Sozinho  nesse mundo não se faz nada, é difícil. Mas o trabalho de equipe é interessante, ajuda muito. Surgiram outras ideias de fazer outros trabalhos semelhantes. Estamos estudando em que local poderá ser mais útil, porque a África é imensa. Há lugares super desenvolvidos e lugares que necessitam levar o conhecimento” afirma.
   Como médico, Higashi acredita que manter-se ativo – seja fazendo um trabalho voluntário, trabalhando ou estudando é a receita para não adoecer. Ele segue o próprio conselho e não para. Homeopatia, cranioacupuntura, ozônio, medicina ortomolecular, fitoterapia chinesa, antropologia, culturas antigas e inglês são alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. 
   Natural de Bastos, no interior de São Paulo, Higashi formou-se pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Depois de estudar patologia clinica e fazer residência em São Paulo, veio para Londrina para dar aulas de bioquímica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante a ditadura militar no Brasil ele e outros profissionais foram demitidos e le fundou sua clínica particular. 
   “Nunca tive ligação com partido comunista, mas entrei nesse grupo ( de demitidos). Na época foi difícil porque uma pessoa perseguida pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social) não conseguia dar aulas em outros lugares. A minha opção foi partir para a área privada. Eu tinha um laboratório, mas não podia credenciar porque não era uma pessoa bem-quista e decidi abrir a clínica”, conta. Hoje são duas unidades – uma em Londrina e  outra no Rio de Janeiro, que o médico administra com os dois filhos – Leonardo Higashi e Rafael Higashi – também médicos e a esposa, Cássia. 
   O médico critica o preconceito em relação às especializações médicas e práticas de tratamento diferentes das tradicionais. “Todo  conhecimento tem que ser respeitado, visto com olhos sem preconceito. O que mais acaba (com outras coisas) nesse mundo é preconceito – “meter o pau” em uma coisa que não sabe. Não conhece homemopatia, não conhece ortomolecular mas critica. Dá a impressão que eu sei tudo, mas não é bem assim. Eu não sei nada. Não tenho o copo cheio de sabedoria, tem eu esvaziar o copo. Estamos aqui para aprender”, ensina. ( ÉRIKA GONÇALVES – REPORTAGEM LOCAL, FOLHA GENTE, página 1, domingo, 22 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares