domingo, 15 de novembro de 2015

APRENDA A CUIDAR DE UM BONSAI



   Atenção na adubação, poda, iluminação e rega  fazem com que a planta dure por muitos anos

   Quem já teve bonsai sabe como é difícil cuidar e manter pequena árvore oriental em bom estado. Ele não é uma planta comum e, por isso, merece cuidados especiais. Selecionamos algumas dicas de como preservar a pequena árvore – que pode durar séculos.

 Manual de cuidados

 Rega

   A quantidade de regas varia de acordo com o clima e com a época do ano. Num período sem muitas chuvas, vale regar a cada dois dias – no início da manhã ou no fim da tarde . Lembre-se: é mais comum matar um bonsai pelo excesso de água que por falta. O solo precisa estar sempre úmido e não encharcado.

Poda

   Troque seu bonsai de vaso a cada dois anos. Geralmente esse é o tempo que a planta desenvolve suas raízes, ocupando todo o vaso. A cada troca, corte e elimine dois terços das raízes. Tenha todo o cuidado de esterilizar a tesoura para não transferir nenhum doença para a planta.

Adubação

   Nutrientes são essenciais. Para adubar seu bonsai com segurança, vá adicionando o adubo aos poucos observando como a planta reage. Hoje, existem vários tipos de adubo no mercado: granulados, em pó, líquidos, orgânicos, minerais. A escolha depende da espécie. Então, novamente, vá testando aos poucos para criar condições favoráveis para o bonsai se desenvolver. Tenha em mente que o excesso de adubação também pode matar a planta.

Iluminação

   Para cada espécie de bonsai, há uma necessidade de luz diferente. Para saber a quantidade certa de luz, pergunte ao vendedor da planta. A regra geral da maioria das espécies é oferecer luz intermediária. Uma dica preciosa é testar qual a melhor luminosidade em que a planta se adapta. Troque o vaso de lugar constantemente até descobrir o melhor local para o bonsai. Se as folhas amarelarem, excesso de luz. Se as folhas estiverem muito escuras, falta iluminação. ( GAZETA DO POVO, página 1, imóveis, classificados 3377 – 3000 , PAISAGISMO, fim de semana, 14 e 15 de novembro de 2015,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares