quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MUDANÇA INDESEJÁVEL


 





   A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) iniciou esta semana uma mobilização contra a proposta do governo federal de unificar o cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição pra Financiamento da Seguridade Social (Cofins), para criar uma nova contribuição social. A proposta não foi apresentada, porque ainda está em estudo. Naturalmente, a princípio, a unificação até parece inofensiva, pois passa a ideia de uma simplificação. Mas os rumores dessa junção causam insegurança no meio empresarial. Preocupação que se justifica, pois o PIS e Cofins são contribuições federais que incidem fortemente sobre o faturamento das empresas e deve implicar em aumento da carga tributária. As duas contribuições são de caráter social. O PIS financia o Capital do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Cofins financia a seguridade social – saúde, assistência social e previdência social). 
   Os setores mais atingidos são serviços e pequenos negócios e pequenos negócios. Na sequência, os mais prejudicados com a mudança seriam a construção civil, transporte e telecomunicações. Pelos cálculos da Fecomércio, a unificação do PIS e do Cofins acarretaria um aumento médio do custo das empresas com esses tributos em 104%. Se os empresários terão prejuízo, para o governo federal a unificação seria um bom negócio porque conseguiria elevar a arrecadação anual em R$ 35 bilhões. A proposta da Fecomércio é manter a atual cobrança de PIS/Cofins. De uma maneira geral, os empresários concordam e anseiam por uma reforma tributária, mas desde que as reformulações não signifiquem aumento na carga tributária. 
   Essa movimentação das entidades que representam o empresariado é nacional e deixa claro que a simples suspeita de que haverá aumento no valor de impostos é suficiente para criar um clima de animosidade. A classe produtiva e o cidadão comum não suportam mais qualquer aumento de imposto. Ilude-se quem pensa que o cidadão comum não seria afetado. Se a mudança se consolidar, o reajuste vai chegar ao consumidor final e a Fecomércio prevê que o aumento fique em 5% em praticamente todos os produtos produzidos no País. No fim das contas, a medida que está em estudo pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff vai aumentar a inflação, o endividamento das empresas e provocar demissões.( FOLHA OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br página 2, quinta-feira, 26 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares