quinta-feira, 12 de novembro de 2015

META DE PLANTIO DE ÁRVORES DA RIO - 2016 NÃO SERÁ ATINGIDA




   Foram plantadas apenas 19% dos 36 milhões de árvores nativas da mata atlântica do objetivo inicial do governo fluminense


   Para compensar o impacto ambiental da Olimpíada, o governo do Rio de Janeiro planejava plantar 36 milhões de árvores da mata atlântica, mas até agora menos de um quinto da meta foi cumprido.
   O objetivo havia sido anunciado em 2012 por Carlos Minc (PT), então secretário do ambiente. O número, inclusive, excedia os 24 milhões de árvores prometidas na época da candidatura do Rio para os jogos -  chegando aos 13 mil hectares de floresta.
   Nem eu nem minha euipe participamos da definição (da meta) de 24 milhões, que surgiram sem estudo”, afirmou o Minc à Folha.  “Uma consultoria internacional concluiu que precisávamos de 18 milhões para abater as emissões, então tomamos medidas que poderiam chegar ao plantio de 36 milhões , para garantir”, disse.
     A ideia é compensar a emissão de gases-estufa gerados por causa do evento. A estimativa de um estudo da UFRJ publicado pelo comitê olímpico é que o equivalente a 3,6 milhões de toneladas de CO, sejam emitidas.
   Após a saída de Minc, a SEA-Rj diz não reconhecer a meta de 36 milhões. Em nota, foi dito que ela é responsável por neutralizar 1,6 milhões de toneladas de gases, sendo que metade já estriam compensados pelos 2,5  mil hectares plantados.
   O órgão também não esclarece quais árvores foram plantadas especificamente para compensar as emissões da Olimpíada. Na conta atual, entram florestamentos financiados por empresas privadas para “compensar” obras que não as do evento olímpico.
   Ambientalistas criticam a falta de transparência na definição de quem está pagando o quê. “ Quando exite uma meta e não se define de onde vem os financiamentos, fica difícil mensurar se o projeto foi realmente adicional ao que teria acontecido normalmente”, afirma Lucas Pereira, da ONG Iniciativa Verde.
   O plantio de árvores é um dos métodos mais eficientes para mitigar o efeito estufa. As árvores plantadas até agor no Rio, por exemplo, têm o potencial de absorver 50 mil toneladas de CO, por ano enquanto estiverem crescendo.
   Em 2013, o site da SEA-RJ incluía o compromisso da Petrobras de compensar as obras do Complexo Petroquímio do Rio de Janeiro com o plantio de 7 milhões de árvores. Após questionamento da Folha, a página foi tirada do ar.
   O governo Rio também tem sido alvo de críticas por não ter despoluído 80% do esgoto despejado na Baía de Guanabara, onde acontecerão as provas de vela, remo e maratona aquática, e por ter autorizado a construção de um campo de golfe em área de reserva ambiental. ( NATÁLIA PORTINARIA – DE SÃO PAULO, segunda-feira, 2 de novembro de 2015, CIÊNCIA + SAÚDE, publicação do jornal FOLHA DE S. PAULO). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares