quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DOIS VIAJANTES, UM CARRO E UMA MISSÃO



    Irmãos vão percorrer quase 180 mil quilômetros orientando as pessoas sobre hepatites virais

   Os irmãos Fred Mesquita, de 30 anos, e José Eduardo Júnior, de 32, encontraram uma maneira de unir a aventura de desbravar o mundo com uma causa social. Os irmãos colocaram o pé na estrada e estão levando junto o projeto “Hepatite Zero”, criado pelo Rotary Jardim dos Bandeirantes, de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), para erradicação da doença.
   A bordo do Carona, uma Toyota Bandeirantes de 1998, Fred e José Eduardo pretendem percorrer quase 180 mil quilômetros, visitando mais de 50 países nos cinco continentes. As intenções deles são conhecer novas culturas, registrar tudo em imagens e em um diário de bordo e produzir um livro sobre a aventura. Os irmãos batizaram a expedição de “Me Leva Junto”.
   Foi um ano de preparação para a Expedição Me Leva Junto. Eles saíram há cerca de um mês de Presidente Prudente, interior de São Paulo, passaram pelo litoral paulista, e na segunda-feira chegaram a Londrina. Eles ficam na cidade até amanhã e depois seguem para Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e vão para o Paraguai.
   Quando voltarem ao Brasil irão percorrer Mato Grosso, Goiás, Bahia, descerão a costa brasileira até se despedirem do País e iniciarem a segunda fase do Me Leva Junto. De acordo com Fred, esta primeira fase será um teste para avaliar o desempenho do Carona e fazer os últimos ajustes para se aventurar por locais mais distantes. Em cada cidade que os irmãos visitam, eles organizam, em parceria com os clubes rotarianos, a aplicação de testes para identificar portadores do vírus da hepatite C. Em Londrina, ainda não foi definido o local. Em Maringá, será no sábado, no Mercado Municipal. Fred explica que o  teste é rápido e simples, muito parecido com aqueles que medem os níveis de glicose no sangue.
   Estima-se que a hepatite C seja responsável por 350 a 700 mil mortes por ano no mundo. No Brasil são registradas cerca de 3 mil mortes associadas à doença e são em torno de 10 mil casos notificados por ano.
   Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra 8.040 novos casos de câncer no fígado ao ano. A doença é responsável de 321% a 50% dos transplantes em adultos. Sem diagnóstico até 1993, a hepatite C é uma doença de poucos sintomas e transmitida pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal – como alicates de cutícula -, pelo uso de drogas e durante relações sexuais sem proteção.
   A expedição Me Leva Junto aplicou em torno de mil testes durante o primeiro mês de viagem. De acordo com Fred, em cerca de 1% dos testes os resultados foram positivos. Nesses casos, as pessoas foram encaminhadas para exames complementares que vão indicar o tratamento. “Em  Prudente fizemos a ação dentro do shopping e chamou muito a atenção. As pessoas eram atraídas pelo carro e depois viam o banner sobre a hepatite e da nossa expedição. Daí elas começavam a fazer perguntas e faziam o teste. Muitas pessoas desconhecem a doença. Teve o caso de uma pessoa que não sabia que tinha o vírus e possivelmente contraiu após compartilhar alicates de cutícula com parentes”, contou Fred.
   A hepatite C é uma doença que evolui de forma lenta. Leva-se, em média, 20 anos para o aparecimento das consequências e a progressão é pior em pessoas obesas e dependentes de álcool. Cerca de 20% dos pacientes podem desenvolver cirrose e câncer de fígado.
   Além dos testes, a intenção dos irmãos é formar embaixadores do Hepatitis Zero nas cidades por onde passarem.” A nossa proposta é ir além da volta ao mundo, é dar sentido a essa jornada. Vamos orientar as pessoas sobre as hepatites virais, um dos maiores problemas mundiais de saúde, que mata duas vezes mais que a aids. E fazer um projeto social, mostrando que com diagnóstico precoce é possível tratar e até erradicar a doença em todo o mundo em até 20 anos”, disse Fred.

   A VIAGEM


   Durante  os três anos em que estiverem na estrada, os irmãos pretendem fazer uma imersão cultural e, segundo Fred, contaminar as pessoas com o ‘vírus’ fazer o bem viajando”. A expedição também é uma maneira dos irmãos se aproximarem. Os dois perderam os pais e os avós muito cedo e seguiram caminhos diferentes na vida.
   Enquanto José Eduardo permaneceu em Presidente Prudente e se formou em Agronomia, Fred caiu no mundo. Formado em Artes Cênicas, viajou o Brasil, a América do Sul e a Europa com companhias de Teatro de São Paulo. Agora os dois embarcaram no Carona para desbravar novas culturas.
   O carro foi todo adaptado para viajar o mundo todo. E está preparado para enfrentar os desafios previstos nesses cinco continentes, podendo passar por todos os tipos de temperatura e terrenos, como deserto e neve. O veículo também foi adaptado para servir de casa para os irmãos, quando não houver parada ou hospedagem. (ALINE MACHADO PARODI, REPORTAGEM LOCAL, página 3, FOLHA CIDADES, quarta-feira, 25 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares