sábado, 14 de novembro de 2015

VEM AÍ A NOVA REVOLUÇÃO


 
   Especialista aponta as ondas de comportamento para os próximos dois anos  e cita que a Geração Z vai trazer mudança radical na forma de pensar e consumir na sociedade

   Um dos eventos mais concorridos da agenda paralela de São Paulo Fashion Week, o WGSN@SPFW não envolve a passarela propriamente dita e também não só a ver com moda. Mesmo assim reúne centenas de empresários, criadores e jornalistas especializados a cada edição.
   Na última edição, no mês passado, foram três palestras que mostraram não só os novos movimentos de comportamento para 2017, como uma conversa sobre narrativas e um panorama das passarelas internacionais para a primavera-verão  2016/2017. Entre os palestrantes estava Letícia Abraham, vice-presidente do WGSN para a América Latina. Considerado o líder mundial em análise de previsão de moda e tendências  de consumo, o WSNG nasceu em 1998 na Inglaterra e desde então vem trabalhando com inteligência de moda global.
   E  sua palestra,  batizada  A visão de 2017, Letícia dividiu em quatro capítulos o movimento de comportamento para os próximos anos. São eles:  Encontro de Culturas, Fronteiras Urbanas, Pausa e Onda Digital. E para cada um deles, relacionou um termo em inglês com símbolos usados em reprodutores de música e filmes. O pause (pausa), o recreate (recriar) é o rewind, o live (viver)é  o play e o discover (descobrir), o fast foward. “O tempo para contemplar será o grande luxo”, avisa.

   VIAGENS TRANSFORMADORAS

   Letícia explica o Encontro de Culturas com as experiências autênticas que podemos ter em viagens, por exemplo. Ela, no caso, pesquisou passeios diferentes em Nova York, para onde estava indo. Tenho  doença celíaca e posso fazer um tour de três horas visitando os melhores locais que servem comida sem gluten.” Letícia cita a revista americana Lost, que fala de turismo de forma não convencional. “Ela conta como a viagem pode transformar as pessoas”, aponta. O  ponto-chave  é surpreender com novos lugares e novos pontos de vista.
   Já no Capítulo Fronteiras Urbanas, Letícia lembra das três grandes ondas da fusão de centros urbanos e de migrações urbanas, a primeira em 1870, a segunda em 1930 e a terceira está acontecendo agora. E por conta disso, uma diáspora criativa deve dar forma a novos centros de criatividade e ela cita quatro cidades do Leste Europeu com esse potencial, como Praga foi um tempo atrás.
   Encabeçam a lista: Belgrado, na Sérvia, Cracóvia (Polônia) , Vilinus (Lituânia) e Talinn (Estônia), para onde estão indo artistas criativos. “Estamos em um limite de urbanização. Hoje são 24 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes. E acredita-se que em 2045 cerca de seis bilhões de pessoas estejam vivendo nessas áreas urbanas. Como reriar e explorar novos lugares? 
 
   PAUSA PARA SE CONHECER

   “Os grandes ciclos tecnológicos acontecem
 a cada 15 anos. O último foi em 2208 com o lançamento do iPhone e tudo o que ele trouxe e então o próximo deve acontecer em 2022. Estamos justamente nesse momento de pausa”, conta Letícia, entrando no terceiro capítulo, chamado, não por acaso, de Pausa. “A gente fala de Pausa já faz bastante tempo, mas o que aparece diferente aqui é que a tecnologia aparece como uma aliada e antes a gente via a pausa como um momento de se desconectar.”
   A tradução de Letícia para o capítulo é a pessoa se desconectar do outro para se conectar consigo mesmo, usando, por exemplo, aplicativos de relaxamento e meditação. Ela cita ainda o chip de memória desenvolvido nos Estados Unidos que vai poder armazenas as nossas memórias, já que um dos  reflexos dos tempos modernos, de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e ir se esquecendo de outras tantas coisas.

   NADA MAIS CHOCA


   “A Onda Digital é uma era de extrema exposição.  A gente nunca criou tantas histórias, tantos personagens, tanta mentira. A gente muitas vezes lê, não sabe se é verdade, se é mentira, se foi construído. Há uma grande desconfiança. E por tudo isso a gente começa a ver os movimentos da Geração Z. São crianças e adolescentes que nasceram a partir de 1995 e para mim essa vai ser a nossa próxima grande revolução, uma revolução humana”, analisa. 
   “Essas crianças e pessoas agem e pensam de uma forma transformacional.  Elas vão mudar radicalmente a forma como a gente pensa e consome”, alerta Letícia, que cita a jovem ativista Takaya Blaney , de 13 anos, e também a “hacker do bem” Cyfi, também de 13 anos. Para essa geração, há a premissa da igualdade total de gênero, não sentido a distância de gênero e raça.  Eles  nasceram acostumados a ver tudo, é difícil que eles vejam algo que choque”.
   “Precisamos nos entender como nos comunicar com eles. Prepare-se porque vem por aí uma geração que não consegue ficar sem resposta e que vai mudar mesmo de uma forma muito rápida.  Nos  próximos anos eles vão passar para a fase muito importante da independência financeira e isso vai trazer ainda mais voz e poder para eles”, diz Letícia. ( KARLA MATIDA – REPORTAGEM LOCAL – FOTO: SHUTTERSTOCK, páginas 14 e 15, COMPORTAMENTO, FOLHA DA SEXTA, 13 de novembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares