sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

UM CRIME MOTIVADO PELA IGNORÂNCIA

  
   O problema da intolerância religiosa foi bastante discutido no final da semana, em Londrina, durante o 7º Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e o 4º Encontro Municipal de Mulheres de Axé. No  Brasil, seguidores de religiões afro-brasileiras (aquelas que foram trazidas pelos escrevos), infelizmente, tem muita histórias de preconceitos para contar. E algumas dessas histórias são bastante tristes, como a da mãe de santo Yá Mukumbi. A mãe e a neta dela foram assassinadas em casa por um vizinho em agosto de 2013, em Londrina. No Rio de Janeiro, uma menina de 11 anos foi apedrejada ao sair de um culto de candomblé em junho desse ano. Naquela ocasião, o Centro da Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos (Ceplir) ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, informou que recebeu em dois anos e meio, quase mil denúncias de casos de intolerância religiosa. 
   Lideranças que participaram dos encontros em Londrina disseram que os episódios envolvendo a intolerância com as religiões estão aumentando em todo o país. Elas não apresentaram números , mas explicaram que a sensação é de que o preconceito vem crescendo nem mesmo as crianças são poupadas, principalmente quando usam as roupas tradicionais características das religiões. A vizinhança chega a atirar pedras nos terreiros. 
   A ignorância é a principal razão da intolerância religiosa. O desconhecimento sobre as tradições das crenças afro-brasileiras leva muita gente a criar uma ideia negativa sem ter curiosidade de conhecer, mesmo que superficialmente, o candomblé e a umbanda, por exemplo. 
   As discussões geradas nos dois eventos vai resultar em um documento que será enviado às autoridades municipais, estaduais e federais. O Brasil é um país de estado laico. Isso quer dizer que não há uma religião oficial brasileira e o Estado se mantém (ou deveria) neutro e imparcial às diferentes religiões. Significa também que dogmas religiosos não devem (ou não deveriam) influenciar na governabilidade. O tratamento igualitário a qualquer cidadão, independente de suas crenças, também é assegurado pela Constituição Federal. 
   As denúncias de intolerância religiosa que chegam às autoridades públicas precisam receber a devida atenção. O preconceito e a perseguição são crimes e ferem a liberdade e a dignidade humana. ( FONTE: FOLHA OPINIÃO opiniao@folhdelondrina.com.br, página 2, quinta-feira. 17 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares