domingo, 27 de dezembro de 2015

COLLOR E DILMA: A HISTÓRIA SE REPETE?



   O então presidente Fernando Collor de Melo foi acusado de improbidade administrativa, isto é, de amealhar 6,5 milhões de dólares de sobras ilegais de campanha e ainda de recursos advindos de tráfico de influência capitaneados por seu tesoureiro, PC Farias; hoje a presidente Dilma Rousseff é acusada de atentar contra a Lei Orçamentária, o que, segundo a Constituição, é considerado crime de responsabilidade; Collor mentiu na campanha eleitoral ao dizer que Lula confiscaria a poupança dos brasileiros e mentiu também ao afirmar que eliminaria a inflação e faria o País voltar a crescer; Dilma mentiu na campanha eleitoral ao dizer que caso Aécio (ou Marina Silva) vencessem a eleição haveria o risco da perda das conquistas sociais, além de prometer que não alteraria as regras da economia, mantendo o País na rota do crescimento. 
   A proposta do impechment de Collor foi protocolada por duas das mais importantes instituições da sociedade civil: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); o pedido de impeachment de Dilma foi protocolado por três cidadãos, uma advogada e dois juristas , um deles fundador do PT e outro ex-ministro de PSDB; a defesa do impeachment de Collor teve apoio dos principais jornais do País, além das centrais sindicais, organizações da sociedade civil e emissoras de TV; a defesa do impeachment de Dilma foi criticada no editoriais dos principais jornais do País como uma manobra perigosa e golpista do presidente da Câmara.
   Collor não tinha sustentação partidária. O pedido de seu afastamento foi aprovado por 441 votos a favor e apenas 38 contra. Dilma tem, no parlamento, uma base de apoio formal (embora quase nunca fiel) de mais de 300 deputados e 60 senadores. No mesmo dia em que Cunha acatou o pedido de impeachment de Dilma, o governo aprovou medida de correção fiscal do Orçamento, com 314 votos favoráveis. Para evitar o seu afastamento, Dilma precisa de 172 votos ou 52% do grupo que hoje compõe sua base aliada. Collor não teve apoio da sociedade civil. Dilma tem apoio do seu partido, o PT, de vários partidos coligados (PC do B, PDT, além de vários membros do PSD, PROS, PP e PMDB), de boa parte da classe artística, sindicatos, estudantes e intelectuais. 
   Quem presidia a Câmara quando do impeachment de Collor era Ibsen Pinheiro, que seria cassado dois anos depois, envolvido no escândalo dos Anões do Orçamento e ficaria inelegível por oito anos; quem presidente a Câmara hoje é Eduardo Cunha, acusado de manter conta secreta na Suíça com milhões de dólares supostamente fruto de corrupção; quando Collor foi afastado em 1992, a inflação foi de 1.119%; a inflação de 2015 deve chegar próxima dos 10%; o salário mínimo em 1992 girava em torno de 80 dólares; hoje beira os 200 dólares. 
   Entre 1990 e 2013, a taxa de analfabetismo entre brasileiros entre dez e 18 anos caiu de 12,5% para 1,4%; a mortalidade infantil de crianças de até um ano caiu 24% no mesmo período; o número de pessoas entre cinco e 15 anos em atividade laboral caiu de 5,4 milhões para 1,3 milhão. Por outro lado, o índice de homicídios de adolescentes aumentou 110%, no mesmo período entre o impechment de Collor e a abertura do processo contra Dilma. A história não se repete? Não. Como podemos ver, a história apenas continua. ( DANIEL MEDEIROS, doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de história do Brasil no curso Positivo em Curitiba, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 27 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares