terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CONTAMINAÇÃO POR HIV É MAIOR NA POPULAÇÃO ENTRE 15 E 39 ANOS




   Em Londrina, estimativa é que cerca de 15 mil pessoas convivam com o vírus sem saber

   Hoje é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. A doença tão estigmatizada nos anos 80, associadas a grupos de homossexuais jovens que viviam nos grandes centros urbanos, atualmente atinge homens e mulheres de diferentes idades, origens, identidades e orientações sexuais.
   O vírus, que era quase uma sentença de morte para quem cresceu entre as décadas de 1980 e 1990, parece não assustar mais os jovens. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte das contaminações é resultado de relações sexuais sem proteção entre jovens.
   Desde o início do ano, O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Londrina realizou 1.918 testes rápidos, e 76 deram resultado positivo para HIV. A maioria – 73,58% - de contaminações foi de pessoas com idade entre 15 e 39 anos .
   A incidência de HIV entre adolescentes é uma das principais preocupações da assessoria da Diretoria de Serviços Complementares de Saúde, a enfermeira Regina Cortez. Na avaliação da assessora, a contaminação reflete a ausência da família na vida dos jovens que tendem a comportamento de risco como sexo sem proteção, drogas e velocidade no trânsito. “O adolescente tem muita informação,  mas não sabe o que fazer com isso. É próprio da condição de adolescente. Cabe à família orientar”. 
   O início precoce da vida sexual traz em si o risco de doenças e de gravidez, tão temida pelos pais. Para evitar qualquer um dos problemas os pais precisam estabelecer o diálogo franco sobre sexualidade com os filhos. “Se eventualmente,  o adolescente decidir iniciar a vida sexual cedo, pelo menos está orientado e não vai se colocar em risco”, explica a enfermeira.

   CAMISINHA

   A recomendação do uso da camisinha vale para todas as faixas etárias, e até mesmo para relações estáveis de parceiros sexuais fixos. Muitas vezes o vírus entra na vida do casal por conta de relações extraconjugais.
   De acordo com o enfermeiro Edvilson Cristiano Lentine que trabalha no Centro de Testagem e Aconselhamento é frequente que a descoberta da contaminação venha acompanhada do sentimento de traição. “A  grande maioria (das pessoas) ficam chocadas e se sentem traídas”.
   O comportamento sexual imprudente também contribui para contaminação por outras doenças. Só em 2015, o CTA diagnosticou 147 novos casos de sífilis, 14 de hepatite C e cinco de hepatite B.

UM PARA CINCO

   A última vez que a Secretaria Municipal de Saúde fechou o número de pessoas com HIV contaminadas na cidade foi em 2011. Na época foram registrados 2.232 casos desde 1985. A estimativa atual, segundo Regina Cortez, é de 3 mil pessoas em tratamento.
   O Ministério da Saúde considera que para cada caso diagnosticado haja outras cinco pessoas convivendo com o HIV sem saber dessa condição. Pelo cálculo, haveria 15 mil contaminados com vírus da aids em Londrina, sem tratamento, passando vírus para outras pessoal. A doença leva de cinco a oito anos para apresentar sintomas como febre alta, diarreia, perda de peso e ínguas.

   Terapia

   PEP SEXUAL É ALTERNATIVA EM ‘’’ACIDENTES’’’


   Neste ano, o ambulatório o CTA passou a usar a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP Sexual), uma terapia em que o paciente recebe o coquetel antirretroviral contra aids até 72 horas depois de ter o comportamento de risco. A ideia é usar a alternativa em acidentes, quando o preservativo estoura ou, por algum outro motivo, o paciente teve relações sexuais sem camisinha e se arrependeu. O coquetel antirretroviral deve ser tomado por 28 dias. E mais de 90% dos casos, se houve contaminação, o vírus é negativado, mas a melhor forma de proteção ainda é a camisinha. A PEP Sexual já era aplicada em pessoas que sofreram violência sexual e em profissionais de saúde ou coletores de lixo que, acidentalmente, se perfura com material biológico como seringas. Em 2015, 112 pessoas tomaram as chamadas pílulas dos 28 dias seguintes. (VINICIUS
 BERSI jornalismo@jornaldelondrina.com.br  página 4, geral, COMBATE À AIDS, terça-feira, 1 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares