quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O ESPÍRITO DO NATAL


   Nesta época do ano ouvimos muito – especialmente nos programas de televisão – a expressão “o espírito do Natal”. Esta expressão remete àquelas histórias norte-americanas em que um espírito analisa o passado, o presente e o futuro de uma pessoa e a leva a uma mudança positiva de comportamento. Alguns dizem que o “espirito de Natal” é a melhoria das nossas atitudes. Outros, que o “espírito de Natal” é sinônimo de solidariedade, de fraternidade entre os povos. E por aí vai. Concordo que o Natal nos remeta a uma reflexão sobre nossas atitudes, que é tempo de nos abrirmos mais ao outro, de ajudarmos mais ao próximo, etc. Mas resumir o “espírito de Natal” a isso equivale a empobrecê-lo.
   Sim, a cultura na qual estamos inseridos aceita a diversidade de credos, cada um acredita no que quiser, vive como lhe aprouver e “ninguém tem nada a ver com isso”. No entanto, apesar de estarmos inseridos nesse meio, nós, cristãos, não podemos nos deixar levar por essa visão empobrecida do Natal, que retira a figura de Cisto do Natal e substitui o sentido cristão da festa por um sentido genérico de “solidariedade entre os povos”, como se o Natal se resumisse a uma espécie de dia da fraternidade entre os povos.
   Natal é mais do que solidariedade ou do que um “espírito” que nos impele a revermos nossa ações; é tempo de ver a Cristo, Rei do Universo, que se fez frágil e indefeso – como todo recém-nascido -, e que se colocou no seio de uma família como tantas outras daquele tempo, e, assim se humilhou desde o seu nascimento, a fim de completar a missão salvífica da humanidade, conforme a vontade de Deus-Pai. Temo de Natal é mais do que presente e dar uma esmola extra para instituições ou pessoas carentes. Natal é tempo de contemplar o Verbo de Deus encarnado e de coloca-lo definitivamente no cume das nossas vidas e das nossas ações. É deixar que Deus conduza a nossa vida, não só no final do ano, ou enquanto tivermos tempo livre, mas deixar que Deus faça Sua vontade para nós, ainda que isso signifique a “complicação” da nossa vida e a humilhação do nosso querer perante o que d’Ele. Coloquemos Cristo no centro do Natal e de nossas vidas. Não deixemos que as cores e luzes destes dias ofusquem o verdadeiro sentido da festa. ( ISABELA DE ARRUDA CAMPOS BACCARIN, advogada em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 23 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares