quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

CORRENDO ATRÁS DOS SONHOS


   A cada 1º de janeiro as metas se renovam. Alcançá-las exige disciplina e comprometimento

   Faltam apenas duas semanas para o ano novo e muitas pessoas já começaram a avaliar o que fizeram e o que gostaria de ter feito em 2015. Cada um tem sua lista particular de desejos... E depois da avaliação, geralmente tudo aquilo que não foi realizado neste ano entrará para a lista de 2016: aqueles três quilos a menos na balança, a viagem internacional, o  dinheiro para o casamento, o planejamento para aumentar a família... A cada 1º de janeiro, os sonhos se renovam e com eles as  nossa  metas.
   Mas, por que algumas pessoas não conseguem realizar aquilo  que planejaram? Para a empresária comercial Simone Nascif, o comportamento em relação à meta é o que diferencia as pessoas que conseguem realiza-las daquelas que não conseguem. “Ter foco,  saber aproveitar as oportunidades, ser uma pessoa positiva são alguns dos comportamentos para cumprir as metas preestabelecidas”, afirma.
   Simone explica que tudo que existe hoje passou pelo plano mental antes de se materializar  e assim é com uma meta:  ela nasce de um sonho, que só pode ser vivenciado quando traçamos métodos para torná-lo realidade. Para ela, porém, não é toda resolução que pode ser chamada de meta. “Uma meta precisa ser desafiadora,  não é qualquer desejo simples. E também precisa ser específica, estar relacionada a um sonho”, diz.
   Outra dica é escrever as metas em um papel e revisá-las de tempos em tempos , para reavaliar o que precisa ser feito. “Quando se tem uma meta é preciso pensar nela dia e noite,  noite e dia. É preciso ter compromisso com a meta e  sempre avaliar onde você está em relação ao que deseja.” Ela exemplifica com alguém que deseja ser professor  universitário, mas com doutorado. Se esta pessoa já tem o mestrado,  o caminho a ser percorrido é muito menor do que se não tivesse.
   “Como a meta deve ter data e hora para ser realizada, e precisa ser algo possível, podemos colocar essa data para ser professor como daqui a quatro anos. Eu não poderia colocar para 2017, por exemplo, porque isso seria impossível e a pessoa iria se frustrar. A meta não deve ser dolorosa”, ressalta.
   Outra ressalva feita pela consultora é de que não é necessário aguardar o primeiro dia do ano para traçar metas. Ela explica que o movimento de agir é contínuo, não há uma pausa num dia para recomeçar tudo no dia seguinte, embora as pessoas precisem de uma referência. “É por isso que escolhem o primeiro dia ano, assim como escolhem a segunda-feira para as dietas”. 
   Por fim, embora  as metas precisem do nosso empenho para serem realizadas, algumas precisam também da “colaboração” do outro. “Nessa época de crise,  por exemplo, é preciso investir em si próprio, para ser interessante para a empresa. Como consequência, isso vai te levar a ter bagagem para um novo emprego, caso precise”, afirme Simone. (ÉRIKA GONÇALVES – Reportagem  Local. FOTO: Shutterstock


   VÁ EM FRENTE!

1.   Não desista dos seus sonhos. Se você não consegue se planejar para realizá-los, vale buscar ajuda profissional.
2. Escreva as metas para não se esquecer delas e as releia  de tempos em tempos.
3.   Meta é algo individual, portanto, não vale sonhar o sonho do(a) companheiro(a), dos filhos.
4.   Aproveite as oportunidades. Se algo acontecer durante o planejamento para realizar a sua meta reverta a seu favor.
5.   Seja determinado e comprometido com sua meta.
6.   Pense positivo.
7.   Não procrastine.
8.   Uma meta deve ser longa, sendo subdivida em metas menores que te ajudarão a conquistar algo maior. Descubra onde você está para a realização dela, esse é o ponto de partida.

FONTE: Simone Nascif, consultora empresarial. Caderno FOLHA DA SEXTA, páginas 14 e 15, COMPORTAMENTO,  sexta-feira, 18 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares