segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

RICOS EM NUTRIENTES,, TUBÉRCULOS E RAÍZES INTEGRAM DIETA SAUDÁVEL


   Mas especialistas alertam: para que funcionem como importantes fontes de energia, é preciso conhecer as diferenças os elementos desses grupos e ter moderação no consumo
   Ricos em nutrientes e ótimas opções de acompanhamento ou mesmo de prato principal de uma refeição. Os tubérculos fornecem energia e ainda ajudam na liberação de transmissores cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina, além de serem fontes de vitaminas C, A e do complexo B.
   A bata inglesa, o rabanete e a batata baroa – também conhecida como mandioquinha – são alguns exemplos de tubérculos. Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o aipim e o inhame, apesar de semelhantes aos tubérculos, pertencem ao grupo das raízes.
   Segundo a nutróloga Jaqueline Costa Coelho, esses alimentos são indicados para todas as pessoas como fonte de energia, mas devem ser ingeridos com moderação. “Não se deve misturar todos os tubérculos na mesma refeição, pois eles têm propriedades semelhantes por serem da mesma família. Todos pertencem ao grande grupo dos carboidratos”, explica Jaqueline.
   Para ajudar na escolha, a nutricionista funcional Alice Müller dá algumas sugestões.

   BATATA INGLESA

   É um dos nutrientes mais consumidos do mundo. Menos calórica que a batata doce (uma batata inglesa de 150 g  tem cerca de 78 calorias, contra 116 calorias da versão doce), contém carboidratos de alto índice  glicêmico – ou seja, é rapidamente absorvida pelo organismo, o que pode aumentar a glicemia, que, em excesso, incentiva o organismo a armazenar a gordura principalmente na região abdominal.  Fornece potássio e vitaminas do complexo B. Prefira consumir a batata cozida ou assada e agregue mais nutrientes, preparando um purê com legumes como cenoura ou brócolis. Outra dica é deixar a casca, que fornece um pouco mais de fibras.

   INHAME

   Além de ser composto por carboidrato de baixo índice glicêmico, proteína, ter alto teor de fibras e micronutrientes (potássio, cálcio, magnésio), tem um fito-hormônio chamado diosgenina, que ajuda a equilibrar a progesterona, auxiliando no controle dos sintomas da TPM, da menopausa e e no funcionamento do sistema reprodutor. Um inhame de 150 g tem. Em média, 150 kcal. Combina com sopas e refogados. A nutricionista Alice Müller sugere também cozinhá-lo, cortá-lo em fatias, e consumi-lo com um pouco de mel, podendo ser uma opção de lanche antes das atividades físicas.

   BATATA DOCE

   È muito nutritiva. Tem baixo teor de proteínas e gorduras e é rica em carboidratos de  baixo índice glicêmico, que auxiliam na redução do risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlam o apetite. Essa raíz fornece quantidade significativa de vitaminas B1, B3 e B6, cálcio, ferro e fósforo, água e vitamina A, sendo uma excelente fonte de betacaroteno, que tem ação antioxidante e ajudam na prevenção de certos tipos de câncer. Cozida ou assada, é uma ótima opção não só para o almoço ou para o jantar, mas também para o lanche, inclusive no pré-treino, desempenhando papel de combustível para o corpo e para o bom desempenho durante o exercício. 

   Batata baroa (mandioquinha) é uma opção leve, de fácil digestibilidade e, por isso, recomendada para crianças, idosos e pessoas em recuperação de alguma doença ou cirurgia. Por ser fonte de fibras, que provocam mais saciedade, também pode fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer, assim como de quem pratica atividades físicas. É rica em carboidratos e vitaminas B1 e B3,  que otimizam seu potencial energético. Fonte também de potássio, magnésio, zinco e vitamina A, que ajuda na proteção contra o envelhecimento precoce da pele. Uma unidade de 150 g tem aproximadamente 120 calorias. Uma opção é prepara-la em forma de purê, amassando-a com azeite de oliva ou óleo de coco.

   AIPIM

   Também  é rico em fibras , tendo papel muito importante na prevenção de câncer de intestino. É uma ótima opção como fonte de carboidrato e energia, indicada tanto para quem pratica atividade física quanto para quem quer emagrecer. É um alimento saudável e deixa a pessoa saciada por mais tempo. Mas é preciso ficar atento à quantidade consumida: 150 g de aipim tem cerca de 180 calorias.  Fornece  ainda minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. A indicação é comer cozido, em forma de purê e em receita de pães e bolos. ( CAMILA NUNES/AGÊNCIA RBS, página 7, geral, ALIMENTAÇÃO, segunda-feira. 14 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares