quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MAIS PEDESTRES E CICLISTAS, MENOS CARROS!



   Ex-secretária de transportes de Nova York, Janette Sadik-Khan compartilhou no Brasil experiências de mobilidade na megalópole, como restringir veículos na Times Square

   Responsável por humanizar Nova York ao priorizar pedestre, ciclistas e transporte público em detrimento de carros, a ex-secretária de Transporte da cidade americana Janette Sadik-khan opinou também sobre o polêmico Uber. Lá nos Estados Unidos, desenvolveu experiências que podem ser repetidas, replicadas e adaptadas em cidades brasileiras. Ela esteve recentemente no Brasil, na conferência Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre (RS). “Não há dúvidas de que o futuro do transporte público   incluirá o Uber”, respondeu, ao ser questionada sobre o aplicativo de “Caronas” pagas.
   O Uber tem sofrido resistência em muitos lugares em que existe, entre eles cidades como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Muitas prefeituras têm tratado o transporte como clandestino, embora agrade aos usuários por ser uma alternativa ao serviço de táxis. O aplicativo chegou em Nova York em 2011 e teve de superar os mesmos entraves. Janette avalia ser importante estipular que o serviço atenda a todas as regiões da cidade e tenha veículos acessíveis a deficientes físicos.
   Janette compartilhou as experiências que liderou em Nova York. À frente da secretaria de Transportes da cidade entre 2007 a 2013, restringiu o espaço para veículos na Times Square e criou mais de 40 novas ciclovias e vias compartilhadas. No currículo, ainda carrega a instalação de sistema de aluguel de bicicletas e de linhas rápidas de ônibus e a ampliação de áreas para pedestres, em espécies de praças erguidas em meio a avenidas – 60 foram feitas em seis anos.
   “É incrível  a mudança cultural. Seis anos antes, as pessoas diziam que éramos loucas (a limitar o trânsito na Times Square). Seis anos depois, as pessoas diziam que seríamos loucas se colocássemos os carros de volta”, compara.
   Mas, a urbanista argumenta que, não basta dar mais espaço para que as pessoas circulem na cidade: é preciso incentivá-las a fazer uso dos que já foram criados. No dia em que o trânsito foi desviado da Times Square a prefeitura providenciou, às pressas, cadeiras de prais para que as pessoas ocupassem o local. O incentivo funcionou.


   DEBATE

   A experiência resume a solução para cidades, pensada por Janette, ao adotar medidas provisórias de baixo custo para sugerir mudanças. Se forem aprovadas pela população, o projeto se concretiza – caso contrário, volta-se atrás. Trocar ideias com moradores e ouvir as demandas são, para a urbanista, premissas fundamentais. “Sem carros,  ruas ficam mais seguras, lojas lucram mais, ônibus anda mais rápido. É uma estratégia de desenvolvimento, não só de sustentabilidade”, ressalta Janette.
   Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB-SP), José Armênio de Brito Cruz, mediador da palestra, o Brasil ainda engatinha no que diz respeito à cultura urbana. “Foi uma gestão (de Janette)  que focou no pedestre enquanto qualidade de trânsito e de vida, e os indexadores mostram que não só melhorou a qualidade de vida dos nova-iorquinos, mas também melhorou economicamente e desenvolveu a cidade. É uma contribuição para o Brasil, que enfrenta, muitas vezes, obstáculos que parecem intransponíveis.” ( DÉBORA ELY/ Agência RBS, página 9, geral TRÂNSITO, quarta-feira, 9 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares