sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

REFUGIADOS DO CAOS

   Como podemos ficar alheios à situação que se desenrola no Oriente Médio e na Europa? Milhares de pessoas fogem de uma “guerra santa” imposta à base de bombas e tiros, decapitações e mutilações, desrespeito cruel para com seres humanos.  Os ditos “cumpridores da vontade de Alá ” pregam a injúria, o desrespeito, o extermínio dessas pessoas, que não têm outra opção, a largar tudo para trás (casas, bens e muitas vezes a própria família) e tentar migrar para a Europa em uma viagem cercada de perigos e incertezas.
   Essas pessoas cruzam o mar Mediterrâneo geralmente rumo à Grécia, onde imaginam ser a porta de entrada para a liberdade. Qual será a surpresa que as aguarda? Ao aportar em terras europeias, eles imigrantes recebem olhares de reprovação e repulsa e até mesmo de ódio. As pessoas e os governantes desses países que, pela visão da normalidade, deveriam acolhê-los, os tratam da mesma forma que os algozes que os fizeram fugir de seu país de origem.
   Qual seria então a solução para resolver essa questão que tnto incomoda as grandes potências mundiais? Mandar todos de volta e que resolvam seus problemas de forma doméstica? Acolher a todos e resolver o que fazer mais tarde? Deixar a critério de cada país decidir  o que fazer? Infelizmente, nenhuma das ideias parecem ser realmente eficazes
   Se por um lado manda-los de volta seria totalmente desumanos, pois provavelmente a maioria deles teria um final trágico, olhando por outro prisma, como fariam os países europeus com suas economias cambaleantes e seus sistemas sociais quase falidos para gerar emprego, moradia, saúde e dignidade para esse povo?
   Essa é uma missão para um “super-herói” resolver, pois pelos rumos que os governantes estão tomando, a  paz e a liberdade nessa região não chegará tão cedo.
   O que podemos vislumbrar diante desses fatos, é que se a intolerância continuar a reinar, poderemos todos  em um futuro muito próximo, sermos vítimas de uma catástrofe mundial, porque os intolerantes não medem esforços para insistirem nos erros e estes podem nos levar para nosso fim. ( JAMIL INACIO graduando em Letras Espanhol na Universidade Estadual de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 17 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares