sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PROJETO DE PLANTIO DE ÁRVORES FICA NO PAPEL


   Obrigadas a plantar uma muda de árvore para cada carro novo vendido, concessionárias ainda não apresentaram cronograma de execução do trabalho à Sema.

   Um carro novo vendido, uma muda de árvore plantada. O mecanismo da Lei Municipal 10.766/09, de Londrina, é simples. E a meta é melhorar a cobertura arbórea da cidade frente a emissão de carbono produzida pela indústria automotiva. A cada veículo comercializado, concessionárias da cidade devem plantar uma árvore para compensar o impacto da emissão de gás carbônico na atmosfera, uma das principais causas do aquecimento global. O que se vê na prática, entretanto, é uma legislação que custa a sair do papel.
   Segundo a Secretaria Municipal do Ambiente (Semai), apesar das revendedoras terem apresentado relatório sobre a venda em agosto, ainda não há cronograma sobre o plantio. Cerca de 9,5 mil mudas devem ser plantadas em Londrina, conforme as vendas registradas de junho de 2014 a Maio de 2015. Um decreto de maio estabelece que o plantio deveria ocorrer entre Setembro deste ano e março de 2016.  Até agora, conforme a Sema, nenhuma muda foi plantada pela empresa.
   O diretor operacional da empresa, Marcos Tersariol, explica que todas as concessionárias do município,  cerca de 20, aderiram ao decreto. Elas entregaram, por meio do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos (Sincovave), relatórios de venda compreendendo o período estipulado. Estas empresas teriam até Março para se manifestar espontaneamente sobre o documento.
   “De qualquer maneira, será marcada reunião no início de janeiro com as revendedoras de automóveis e os respectivos sindicatos da categoria para tratar desse assunto”, pontua.
   O plantio de árvores por parte das concessionárias deve atender indicação do local de plantio, espécies e espaçamento entre as mudas, a ser repassado pela Sema. A concessionária que não plantar as mudas dentro do prazo estabelecido estará sujeita a multa de R$ 200 por cada carro novo vendido, de acordo com o decreto 637/2015. O dispositivo abrange carros que geram  imposto sobre propriedade veículos automotores (IPVA) com alíquotas na ordem de 3,5%. Estão fora da legislação caminhões, ônibus, micro-ônibus e motocicletas.
   “Queremos fazer junto com este plantio um trabalho de orientação das comunidades que vão receber estas árvores,  para evitar depredação. Vamos acompanhar o plantio com as empresas”, comenta Tersariol, ao analisar, contudo, que o ideal é que o plantio destas 9,5 mil mudas não fosse todo concentrado em uma mesma época. Isso porque a medida poderia dificultar a mobilização da população sobre o assunto.
   Num primeiro momento, devem ser plantadas mudas em fundos de vale e em bairros como os jardins São Cristóvão, Shangri-lá A e B, Lindoia,  Eucalipto, do Sol, Colúmbia e as vilas Casoni, Nova. Recreio, Operária e Romana. Entre as árvores indicadas estão oiti, ipê branco, alecrim de campinas, quaresmeiras, pata-de-vaca, ipês e cerejeira, conforme a disposição da fiação elétrica nas ruas e o plano de arborização urbana da  Sema.

   COMPENSAÇÃO


   Especialista em Sustentabilidade, o professor Cleverson Andreoli, do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV), analisa a medida como importante do ponto de vista da contribuição para a preservação do meio ambiente, embora em termos de compensação da emissão de CO2 não seja “tão eficiente. ”Uma lei  como essa é mais importante pela consciência da consciência ambiental, é um ato simbólico. Qualquer  atitude que promova a discussão sobre sustentabilidade é válida”, argumenta.
   Ele calcula, no entanto, o que uma árvore sequestra de CO2 na atmosfera durante 20 anos é  suficiente para compensar a emissão de carbono feita por um carro por somente 2 mil km rodados. “Uma árvore abate, em média, 249,6 kg de CO2 em até 20 anos, enquanto um carro emite 120 gramas de CO2 por quilômetro rodado. A planta  é positiva no sequestro de carbono enquanto está em etapa de crescimento”, pondera, ao salientar que, além das concessionárias, indústria e consumidor também deveriam fazer sua parte, na compensação das emissões. “As autoridades ficam esperando decisões da Conferência do Clima, por exemplo, que podem influenciar na redução de carbono na atmosfera, mas é preciso que haja uma mudança nas ações das pessoas”, cobra.
   Nisso, elenca Andreoli, entram a escolha de combustíveis menos nocivos à atmosfera, como o álcool, a transformação do metano produzido nos aterros em energia, e a adesão a bicicletas ou ao transporte público nas cidades. A reportagem tentou repercutir o assunto com a Sincovave, mas não obteve retorno. ( ANTONIELE LUCIANO – Reportagem Local, página 1, FOLHA CIDADES, sexta-feira. 4 de dezembro de 2015.publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares