segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SINAL DE ALERTA PARA A SAÚDE PÚBLICA



   Quem não se mobilizou com o desespero de um médico do Hospital de Base, de Brasília, em vídeo que circulou nas redes sociais, em setembro deste ano, que aos gritos dizia que faltava tudo no hospital? Era uma tarde de sábado e uma equipe do Corpo de Bombeiros levava para aquela emergência um homem acidentado. A gravação foi feita por um paciente que aguardava o atendimento. O médico, com o cansaço estampado no rosto, dizia que estava estressado, que estava de plantão há muito tempo, que faltava tudo e ele queria sumir dali. 
    A cena que se viu no Hospital de Base poderia ter acontecido em qualquer outro grande hospital público do Brasil. Mesmo aqui no Paraná, a situação é muitas vezes desesperadora para profissionais de saúde, pacientes e familiares que acompanham os doentes. Se 2015 não foi um ano fácil para a saúde publica, 2016 não parece que será melhor. Com o aumento da taxa de desemprego, pessoas que tinham plano particular de saúde e que não podem mais arcar com o serviço, estão migrando para o Sistema Único de Saúde (SUS). Acontece que o SUS terá que se adequar para receber essa demanda sem piorar ainda mais o serviço. Se não houver gestão administrativa mais eficiente, criatividade, responsabilidade e rapidez na solução dos problemas, o caos acabará se instalando. 
   No início deste mês, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) confirmou o indicativo de interdição ética do Hospital Universitário (HU) de Maringá e do São Rafael em Rolândia. As instituições têm 180 dias para regularizar as condições para a prática dos profissionais na área da saúde e implantar melhorias para atendimento da população. Se as irregularidades não forem sanadas, os hospitais podem ser impedidos de exercer a medicina em qualquer das suas áreas.
   O CRM realizou 1.305 fiscalizações até novembro de 2015 em hospitais paranaenses. As vistorias analisaram o atendimento do SUS, escalas de plantões, estrutura e equipamentos, qualificação de profissionais, entre outros itens. A conclusão de trabalho confirmou o que todos já sabiam. O SUS apresenta um sistema “caótico” em todo o Brasil, colocando em risco a população e expondo médicos sem condições de trabalho. 
   Sai governo e entra governo e o problema é sempre o mesmo no que diz respeito à saúde pública no Brasil. Não é só uma questão de falta de dinheiro, mas também na ineficiência na gestão dos recursos públicos. Assim como na ausência de programas de prevenção, que poderiam ajudar a reduzir a demanda de doentes, e na dificuldade dos postos de saúde municipais em absorver os pacientes com problemas de baixa complexidade, que acabam lotando os prontos-socorros dos hospitais de referência. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 21 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares