sábado, 12 de dezembro de 2015

NATAL É TEMPO DE GRATIDÃO!

   

   Cientistas têm descoberto que a gratidão é o traço emocional com maiores probabilidades de favorecer a saúde pública e a recuperação de um doente. Um coração agradecido tem a possibilidade de ser um coração saudável. Concluiu o pesquisador e professor universitário de psicologia Robert A. Emmons, depois de estudar o efeito da gratidão na superação do estresse e da hipertensão. Seus estudos comprovam que o ato de agradecer melhora o sono, diminui a ansiedade e depressão. Mesmo sendo tão benéfica, parece que a gratidão tem sido negligenciada e até esquecida por muitos. Talvez, por isso, a orientação tão direta de Benjamin Franklin: “Escreva suas mágoas em areia, sua gratidão em mármore”.
   O professor Antônio Nóvoa, da Universidade de Lisboa, citando o tratado de gratidão de São Tomás de Aquino em sua obra “Suma Teológica”, resume que podemos expressar três diferentes níveis de gratidão nos relacionamentos. O primeiro nível é racional, cognitivo, do reconhecimento por algo que foi feito, pelo presente, pelo benefício recebido, fazendo parte do hábito de uma pessoa reconhecidamente “bem-educada!. Isso acontece quando agradecemos ao caixa que nos atendeu no mercado. Em inglês usa-se a expressão thanks, ou em alemão, dank. O segundo nível é afetivo, do reconhecimento pela pessoa que fez, forneceu ou presenteou, quando não nos ligamos somente ao benefício, mas à pessoa promotora da graça. Um exemplo seria o agradecimento revestido de carinho de alguém reencontrando na vida adulta a professora que o alfabetizou. Em francês, usa-se a expressão merci, em espanhol gracias, ou em italiano grazie. O terceiro nível é o obrigacional, do reconhecimento de uma dívida de quem recebe o favor a quem o faz. Essa gratidão é a mais profunda de todas, pois vincula, engaja, “obriga” o beneficiário à pessoa que o beneficiou. Com esse comprometimento deveria agradecer o filho aos pais que sempre se dedicaram ao seu cuidado e carinho. Agradeceria com a obrigação do vínculo vitalício. A língua portuguesa conseguiu captar essa intensidade com a expressão “muito obrigado”, no sentido que “fico-lhe obrigado”, ou seja, “passo, a partir desse momento, a ser seu devedor”.
   Assim, quanto maior a intensidade da dedicação da parte de quem ofereceu o benefício, maior deveria ser a profundidade da gratidão do beneficiado. Pensando no extremo, nossa gratidão teria seu grau mais elevado caso alguém tivesse morrido no esforço de nos resgatar de um afogamento, ou incêndio, por exemplo. Não há´como não nos sentir devedores a uma pessoa que tenha se sacrificado para nos salvar. Ora, quando percebemos e reconhecemos que o Natal significa que Cristo deixou, espontaneamente, sua glória no céu para nascer entre nós e, porque nos amou tanto, morreu em nosso lugar para nos salvar,  temos motivos para viver eternamente dizendo para Deus: muito obrigado! Nossa gratidão por Cristo nos vincula ao seu coração, nos torna devedores de seguir suas palavras, nos engaja em imitar seu exemplo e seguir seus passos. Quem aprende a gratidão pelo maior sacrifício jamais deixará passar o pequeno benefício. Quando aprendemos a agradecer no nível mais profundo, jamais deixamos despercebidos  as pequenas situações de gratidão.
   Por isso, agradeça a Deus por Cristo, acima de tudo, e às pessoas em todo o tempo. Comece com palavras simples e prepare-se para os efeitos poderosos em sua saúde e em seus relacionamentos. Experimente. Afinal, não é a  felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão que nos faz felizes. Só assim experimentamos o verdadeiro Natal. ( RODOFO MONTOSA, pastor da 1
Igreja Presbiteriana  Independente de Londrina, ESPAÇO ABERTO, página 2, sábado, 12 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares