domingo, 6 de dezembro de 2015

O QUE SERÁ, QUE SERÁ?




     Em filme, Chico Buarque diz que hoje o Brasil tem uma cara mais autêntica

Não dá para falar só de  política num espaço de cultura, mas a tentação é grande numa semana que voaram além das penas até os ossos. Mas dá para falar um pouquinho  de política enfocando a cultura, o cinema, como no caso do filme “Chico, artista brasileiro”, dirigido por Miguel  Faria Jr., que estreou em Novembro, sobre a vida  e a obra de Chico Buarque de Holanda. Chico é um daqueles artistas que nunca conseguiram não se envolver com política, fez de sua arte a extensão de sua ideologia, , o que nem sempre é bom, mas com ele isso redundou numa série de canções geniais.
   O filme é um documentário em formato clássico, feito não a partir de um roteiro, segundo o diretor, mas das entrevistas que foram feitas antes para serem costuradas depois. Uma inversão do processo, um encadeamento a partir da edição pontuada ainda por músicas de Chico que se casam com as situações que ele vai comentando.
   O filme aborda o exílio de Chico, em 1966, quando se viu obrigado a ser artista profissional e, para sobreviver, armou um show na Itália com ninguém menos que Josephine Bakerjá em fim de carreira. O show foi um fracasso, ninguém se entusiasmava, nem se mexia na plateia, daí nasceu a ideia que Chico fica pouco à vontade com o público, pudera.
   Acontece que diante das câmeras Chico não tem nada de tímido, é muito solto, ri o tempo todo dos próprios traumas, fala gostosamente de suas ligações com outros grandes compositores como Vinícius, Toquinho e Tom Jobim. Mas fui ao cinema atenta à escorregada fatal que foi apontada na rede social pelo escritor Marcel Mirisola, a afirmação de Chico que o Brasil da bossa nova não era o Brasil de verdade, que aquilo não correspondia à realidade do país e que agora sim, o Brasil teria uma cara mais autêntica. Puxam diante disso meu orgulho nacional desmoronou, porque se a cara do Brasil é a cultura de rodeios que temos hoje, com o funk e o sertanejo assolando nossos ouvidos, o Pís retrocedeu e resta pedir socoro, além de exílio na Escandinávia.
   Não quero debitar só à política nossa configuração atual de breguice exacerbada, creio mesmo que ainda se faz boa música no Brasil, embora a mídia não divulgue.
   Surpreendi-me quando fui convidada para ser jurada no festval de música de Cruzília (MG) há pouco meses e, para meu alívio, não ouvi um único funk, nenhum sertanejo universitário. Pensei que o Brasil tem jeito.
   Então há um equívoco, Chico, se sua afirmação de autenticidade se refere a esse Brasil que escolheu o rodeio como diversão principal, om duplas berrando mais que os bois e as botas marcando um compasso que soa como ofensa. Sinto muito, mas esse é o Brasil midiático do qual não me orgulho, acho mesmo que é produto de uma cultura de segunda linha que dispensou fontes mais refinadas como sua própria criação que nunca cedeu `à facilidade nem a massificação.
   A frase não chega a comprometer o filme, repletode boas músicas e tiradas de artista inteligente. Mas foi um escorregão tendo em vista a coincidência entre o Brasil culturalmente grotesco e a fase política em que a música popular também perdeu o controle para a falta de ética, a ponto das letras e os ritmos monótonos provocarem mais preconceito que abertura. Ou não será incitar o preconceito tratar a mulher como  “cachorra”?  Por favor, Chico, pense melhor e nos redima dessa cultura de machistas e de caubóis. Isso foi o que você sempre fez de melhor pelo Brasil. Nos redima do choque político e cultural que a gente sente quando sai do cinema pois “a coisa aqui tá preta”, é preciso “muita careta pra engolir a transação” e, no fundo, “ninguém segura mais esse rojão”. ( celia.musilli@gmai.com página 4, FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, domingo, 6 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares