quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A GUARDIÃ DAS PALAVRAS


   Responsável pela equipe do Paraná na construção do Atlas Linguístico do Brasil, professora de Londrina diz que se reiventou não só como pesquisadora, mas como ser humano.

   São tantos anos dedicados à pesquisa linguística no Brasil que o título de “guardiã das palavras” lhe cairia muito bem. Vanderci de Andrade Aguilera acumulou em 72 anos um conhecimento invejável no universo das letras.
   Com a fala didática, resultado de muitos anos atuando como professora, é capaz de citar cada pedacinho do Brasil, avaliando variações fonéticas e lexicais. 
   Em cada canto do País, ela conversou com homens e mulheres e diz que se reiventou não só como pesquisadora, mas como ser humano. 
   Vanderci é responsável pela equipe do Paraná na construção do Atlas Linguístico do Brasil (Alibi), mas também é autora dos atlas linguísticos do Paraná e de Londrina. 
   No projeto brasileiro, ela representa a UEL, única universidade estadual entre as 27 instituições federais participantes. “Foram mais de 15 anos de estrada e mais de 279 mil quilômetros rodados. É como dar sete voltas por toda a Terra”, conta. O Atlas teve o primeiro e segundo volumes publicados Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel), no ano passado. 
   “Foram 1.100 entrevistas realizadas em 250 localidades. As perguntas eram direcionadas para quatro informantes com ensino fundamental, sendo dois homens e duas mulheres, entre 18 e 30 anos e de 50 a 65 anos. Nas capitais, entrevistamos mais quatro, com ensino superior”, explica. 
   Com tantos quilômetros percorridos e madrugadas de muita concentração, há uma justificativa bastante especial: “O Atlas é uma fotografia de um estágio da língua. Seu valor é mostrar a fala dos jovens, dos mais idosos, dos menos e mais escolarizados. Ele mostra as transformações pelas quais a língua vai passando”, responde. 
   É como o domínio da língua é seu maior currículo. Vanderci acrescenta que o trabalho reflete a história da ocupação do homem. “O importante é que se você fizer essa fotografia pode reduzir o preconceito entre regiões, pois ninguém fala errado”, afirma. 
   Mas a pesquisadora vai além, reforçando que no futuro as próximas gerações poderão compreender as transformações da língua, em um país que é plural. Por exemplo, em uma das páginas do Atlas se descobre que a libélula tem mais de 30 nomes no Brasil. “Tem zigue-zague, jacinta, lavandeira, fura-olho, helicóptero, besouro e cigarra. São apenas alguns”, cita a pesquisadora.
   Nascida na zona rural de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), onde viveu até 1979. Vanderci adotou Londrina aos 36 anos, já casada e com dois filhos. Se formou em Letras, quando a UEL ainda era Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras de Londrina. 
   Deu aulas na universidade e se aposentou em 2013. Hoje, é professora sênior e coordena o projeto Léxico Histórico do Português Brasileiro, onde se estuda com 700 documentos dos séculos 17, 18 e 19. Mas a dialetologia nem sempre fez parte de sua vida. O primeiro contato foi durante o mestrado em Linguística.
   “Na primeira aula, vi que era aquilo que queria, pois entrevistar pessoas com baixa escolaridade, recuperar aquela linguagem rural e tradicional, foi como uma identificação”, lembra.
   Ela terminou o mestrado que resultou no Atlas de Londrina, em 1987, e no doutorado se dedicou ao Atlas Linguístico do Paraná, que reuniu 65 localidades. 
   “Foi publicado em 1994 e é o quinto publicado no País”, afirma. A Bahia foi a pioneira, com a publicação em 1963, seguida de Minas Gerais, Paraíba e Sergipe. 
   Em 1996, todos os autores do atlas foram reunidos e surgiu então a ideia de fazer o primeiro trabalho envolvendo todo o Brasil. Um ano depois, o projeto a ganhar corpo, mesmo sem grandes recursos financeiros disponíveis. O questionário foi publicado em 2001 e em 2014 foi o lançamento. 
   Em Março de 2016 deverá ser lançado o terceiro volume e há planos para o quarto e quinto também. O Atlas linguístico é uma coletânea de cartas sobre variantes do português brasileiro. Mapeamos dados fonéticos e lexicais de 27 itens, mas também tem questões morfossintáticas”, resume, ao folhear a publicação. 
   No final da entrevista, Vanderci conta que é “workaholic” e que até nos momentos de folga não pensa duas vezes em optar por ler livros. Nas paredes do escritório montado em casa, fotografias da família revelam seu lado mãe. 
   “Londrina nos acolheu. Se não fosse essa cidade, eu jamais teria feito esse trabalho e teria a oportunidade de divulga-lo ao mundo inteiro. Talvez eu teria me aposentado e hoje estaria muito triste. Por tudo isso, me faz amá-la como se fosse minha terra”, conclui. ( FONTE: MICAELA ORIKASA - Reportagem Local, suplemento LONDRINA 81, 10 de Dezembro de 2015, páginas 36, 37 e 38, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares